AVALIAÇÕES ONLINE
Avaliação Física
Avalie sua saúde
BUSCADOR
Academias
CALCULADORAS
Gasto calórico
Ingestão calórica
Outras Calculadoras


 

Demência: estresse do cuidador é a principal causa de internação de idoso.
   

Quem já cuidou de algum parente com demência sabe que a doença provoca situações delicadas. Não é raro que pessoas com esse tipo de problema saiam para passear e não consigam voltar para casa; esqueçam acontecimentos recentes ou se tornem incapazes de realizar tarefas simples, como tomar banho e trocar de roupas. Contudo, a maioria das internações não é causada pela piora do quadro do paciente, mas pelo elevado estresse que atinge a pessoa responsável pelos cuidados.
 
O peso do estresse da família na decisão de internar o idoso consta nos resultados de uma tese de doutorado defendida na UNIFESP. A enfermeira Ceres Eloah Ferreti, autora do trabalho, entrevistou 324 pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais, antes e depois da internação. Concluiu que uma série de fatores provocam o estresse, mas que ele pode ser evitado ou minimizado.

Segundo a pesquisadora, há uma seqüência de circunstâncias que influencia a relação paciente-cuidador. Inicialmente, ao receber o diagnóstico, a família tem esperança de que o paciente vai se recuperar. Conclui que não se sente preparada para cuidar do doente e acaba optando pela internação.

"O ideal é que o paciente fique junto à família, aos objetos que recordam sua história, que receba carinho e atenção", argumenta a enfermeira. Um dos objetivos de seu estudo foi justamente tentar evitar a internação indiscriminada dos doentes, uma vez que o contato familiar é fundamental no tratamento do transtorno, segundo ela.

Na opinião da enfermeira, a melhor maneira de minimizar o estresse das famílias e melhorar as condições de vida do paciente é oferecer a eles informações que ajudem a enfrentar a doença. Para isso, há diversas organizações de apoio como a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), onde existem as reuniões com profissionais voluntários e dispostos a ajudar. Há também o Programa de Educação em Demência da UNIFESP, entre outros grupos de ajuda.

Ceres também defende a idéia de que muitos problemas dos pacientes podem ser resolvidos se os parentes estiverem dispostos a lhes dar atenção. Problemas de saúde como infecções urinárias, desidratação ou a simples presença de um cuidador do sexo oposto, diz ela, podem gerar muito desconforto aos pacientes e provocar mudanças em seu comportamento.

Na avaliação do chefe do setor de Neurologia do Comportamento da UNIFESP e orientador do estudo Paulo Bertolucci, a melhor maneira de impedir a progressão do distúrbio é estabelecer uma rotina para o paciente e incentivar que ele faça o que ainda é capaz de fazer. "É muito mais fácil realizar pela pessoa do que estimular, mas incentivar a autonomia pode ajudar muito no tratamento da demência", diz o médico.

Fonte: UNIFESP

Publicado em: 25/10/2004

Compartilhar



Copyright © 2005 - Saúde em Movimento
Permitida a reprodução total ou parcial para uso acadêmico com citação.
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta.
A informação provida pelo Saúde em Movimento é designada para informar, e não para repor sua relação com profissionais da saúde.


Preparar para Impressão
 
Notícias Relacionadas
Envelhecimento está relacionado com problemas de temperatura
Idosos religiosos têm menos transtornos mentais
Um quarto dos idosos de São Paulo pode sofrer interações medicamentosas
Idosos pobres têm dificuldades de mastigação
Exercícios respiratórios ajudam a tratar idosos com asma.
Dupla tarefa pontecializa riscos de idosos com doenças degenerativas
Mais notícias relacionadas






Receba semanalmente as últimas notícias na área da saúde. É de graça.
Nome:


e-mail:





Quando fica deprimido você:
Come
Perde o apetite

Resultado da Votação
Sugira uma pergunta
Resultados antigos


Envie esta reportagem
a um amigo.

Seu nome

Seu e-mail
e-mail do seu amigo


Favor preencher todos os espaços

Respeitamos os princípios HONcode da HON Foundation.
Verifique