Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail. Basta assinar nosso Jornal Saúde.
É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.

Reportagens Antigas do Jornal Saúde

news.gif (2394 bytes)

Raio laser pode
ser usado nos
tratamentos dentários
 

Deverão ser iniciados em breve os primeiros testes com o uso de raio laser no tratamento de problemas dentários. A nova técnica pode reduzir a necessidade do uso da broca pelos dentistas. A tecnologia usa a luz e um sensor  
fotosensível para eliminar as bactérias e também poderá ser utilizada no tratamento de doenças infecciosas.

Os primeiros testes com a nova técnica serão realizados pelo professor Gavin Pearson, do Hospital Dentário Eastman.

Até agora, a broca é o único meio de que os dentistas dispõem para limpar uma área do dente afetada pela ação das bactérias. A ação da broca destrói e remove a parte afetada do dente.

Tratamento sem dor

Com a nova tecnologia o dentista terá que usar a broca apenas para permitir acesso à área afetada. Essa operação não é dolorosa, uma vez que a broca será aplicada apenas sobre a camada mais externa do dente, o esmalte, que não possui terminações nervosas.

Em seguida o dentista injetará no dente o sensor fotosensível, que adere à bactéria causadora da cárie.

Quando o dentista iluminar este sensor, suas móleculas entrarão num estado de hiper-atividade que, em reação combinada com o oxigênio torna-se um eficaz bactericida.

A nova técnica foi desenvolvida pelo professor Michael Wilson, do Instituto Dentário Eastman, de Londres, explicou seu funcionamento: "O elemento formado pela combinação das móleculas com o oxigênio simplesmente reage ao contato com qualquer outra substância. Como o elemento está inserido na área atingida do dente, ele entra primeiramente em contato com a parede da membrana externa da bactéria, reagindo instantaneamente, atacando e matando as bactérias."

A técnica já foi aprovada nos experimentos de laboratório, e os testes clínicos servirão para determinar o melhor tipo de equipamento a ser usado na sua aplicação nos consultórios odontológicos.

O professor Pearson espera que o tratamento dentário indolor vai ajudar as pessoas perderem o medo dos dentistas e passarem a visitar os consultórios odontológicos com maior freqüência.

Fonte: bbc

news_final.GIF (2048 bytes)

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.