Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail. Basta assinar nosso Jornal Saúde.
É de graça.

 

 

news.gif (2394 bytes)

Genes ajudam a determinar orientação sexual, diz estudo

A orientação sexual é, em parte, determinada geneticamente, segundo pesquisa realizada por cientistas norte-americanos do Virginia Medical College. Na amostra pesquisada, 30% das pessoas que têm irmãos
gêmeos idênticos homossexuais também são gays.

"Não só os genes determinam a orientação sexual, mas ele têm papel importante, junto com uma série de outros fatores", diz o cientista responsável pelo estudo, Kenneth Kendler.

"A influência genética tem um papel forte na orientação sexual", afirma artigo publicado pela equipe de pesquisadores do Virginia Medical College no American Journal od Psychiatry.

Gêmeos homossexuais

Os cientistas analisaram amostragem de 794 pares de gêmeos e 2.907 de irmãos. Do total, 2,8% era homossexual ou bissexual.

Em 19 dos 324 pares de gêmeos idênticos pesquisados, pelo menos um dos irmãos era gay. Em sete dos pares, os dois eram homossexuais.

Entre os pares pesquisados, os dois irmãos eram homossexuais em 31,5% dos gêmeos idênticos, em 13,3% dos não-idênticos do mesmo sexo e em 8,3% do total dos gêmeos não-idênticos.

O estudo despertou críticas da organização de defesa dos direitos gay britânica Stonewall. "Nós vemos com desconfiança pessoas que tentam descobrir por que alguém é gay, já que geralmente estão procurando uma cura para a homossexualidade", afirmou o porta-voz da entidade, Sebastian Sandys.

Ele continuou: "O que nos interessa é que lésbicas e gays tenham os mesmo direitos que todo mundo e não descobrir o que lhes torna homossexuais".
news_final.GIF (2048 bytes)

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.