Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail. Basta assinar nosso Jornal Saúde.
É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.
news.gif (2394 bytes)

Dormir pouco pode aumentar risco de úlcera
 

Plantão, festa a noite toda, viagens longas ou apenas a falta de sono podem resultar no aumento do risco de se contrair úlceras, disseram médicos britânicos nessa quinta-feira. É durante a noite que são produzidas as secreções do estômago e do intestino,
encarregadas da regeneração dos tecidos danificados, de modo que deixar de dormir pode causar uma diminuição nas moléculas e uma probabilidade maior de desenvolver úlcera.

Pesquisadores da Universidade de Newcastle upon Tyne, na Grã-Bretanha, mediram os níveis de TFF2, uma proteína que regenera o intestino, em 12 pessoas sadias durante 24 horas, a fim de determinar como o sono afetava a produção da proteína.

E descobriam que os níveis de proteínas seguiam um ritmo circadiano, isto é, em torno do dia, e eram mais baixos durante a tarde e no início da noite e mais alto durante a noite e o sono.

"O que constatamos foi esse aumento na TFF2," disse dra. Felicity May. "Estamos especulando que a função natural desse aumento é que a maior parte da regeneração (das camadas do estômago) ocorrem durante a noite. Isso pode ser uma explicação para um aumento das úlceras."

Os tecidos do estômago são freqüentemente danificados pela abrasão física e pela comida e bebida de modo que é importante a regeneração rápida ou o tecido fica destruído.

A proteína TFF2, que aumenta em até 340 vezes durante o sono, ajuda a reparar o dano e prevenir a úlcera e lesões no trato digestivo, diz o estudo publicado na revista Gut.

Fonte: CNN

news_final.GIF (2048 bytes)

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.