Muita informação para você

Receba nossas reportagens semanalmente por e-mail, você só tem de assinar nosso Jornal Saúde. É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.

Reportagens Antigas do Jornal Saúde

EUA iniciam o maior estudo mundial sobre o câncer de próstata
    

Autoridades federais dos Estados Unidos deram início ao maior estudo do mundo sobre o câncer de próstata, envolvendo 32.400 homens e que se estenderá por 12 anos. O objetivo principal do estudo é descobrir como o selênio e a vitamina E, antioxidantes ingeridos por muitos como
suplemento alimentar, podem ajudar no controle das células que originam o câncer.

A vitamina E está presente em uma grande variedade de alimentos, em especial os vegetais (inclusive óleo), a gema de ovo e nozes. Já o selênio pode ser encontrado em frutos do mar, carnes e castanha-do-pará.

Os pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer, com ajuda de especialistas de todo o país, percorrerão cerca de 400 cidades, não apenas nos Estados Unidos, mas também no Canadá e em Porto Rico.

"Ambos os suplementos mostraram, em exames isolados de prevenção, que podem reduzir os riscos de câncer de próstata. O estudo quer tirar isso a limpo definitivamente", disse o diretor do Instituto do Câncer em San Antonio, Charles Coltman, à Reuters.

Nos Estados Unidos, somente o câncer de pulmão mata mais do que o de próstata, que deverá causar 31.500 óbitos somente este ano. Ainda segundo estimativa da Sociedade Americana de Câncer, quase 200 mil homens - 70 por cento deles com mais de 65 anos - serão diagnosticados com a doença em 2001.

A causa da doença - um tumor maligno que cresce dentro da glândula da próstata - ainda é desconhecida. Alguns pesquisadores fazem um vínculo entre dietas ricas em gordura e níveis elevados de testosterona.

Os voluntários do estudo, intitulado SELECT, serão divididos aleatoriamente em quatro grupos: o primeiro receberá doses de selênio e um placebo; o segundo, vitamina E e um placebo; o terceiro, doses de selênio e vitamina E; e o último, somente dois placebos.

(Com informações da Reuters)

Fonte: CNN

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.