Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail. Basta assinar nosso Jornal Saúde.
É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.
news.gif (2394 bytes)

Cuidado com o beijo, pode transmitir bactérias
causadoras de cáries

Os casais apaixonados talvez tenham, agora, de se conformar em abraçar-se porque o beijo pode transmitir uma bactéria que causa cáries nos dentes, afirmou um conhecido dentista de Beverly Hills. A bactéria, chamada "Streptococcus mutans" também pode
ser transmitida ao se dividir a comida usando o mesmo talher, disse Laurence R. Rifkin, odontologista da Califórnia.
A bactéria encontra-se geralmente na placa dental das pessoas infectadas. Uma simples prova de saliva pode detectar a bactéria e determinar se a pessoa corre risco de desenvolver cáries. "A escova de dentes, o uso de fio dental e outras formas de higiene bucal são fundamentais para reduzir a quantidade de bactérias que aderem às superfícies dos dentes," disse Rifkin.
Além disso, o dentista explicou que se pode aplicar flúor nos pacientes no consultório, levando-se em conta que o elemento químico contribui para que a superfície dental se torne resistente à degradação ácida e às cáries.
"Isso serve de alerta para quando seu par lhe passar comida ou quando se beijarem porque, assim, podem transmitir as bactérias que causam as cáries dentárias," advertiu o odontologista.
Entre as pessoas que correm maior risco de desenvolver cáries estão as que tiveram cáries nos doze meses precedentes, os diabéticos, os hipertensos, os que têm um fluxo de saliva menor e aqueles cujo sistema imunológico esteja deficiente, noticiou a Reuters.

Fonte: CNN

news_final.GIF (2048 bytes)

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.