Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail. Basta assinar nosso Jornal Saúde.
É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.

Reportagens Antigas do Jornal Saúde

news.gif (2394 bytes)

Vírus da Aids mais resistente a medicamentos
  

Pesquisa britânica indica que alguns tipos do HIV, o vírus causador da Aids, estão cada vez mais resistentes aos remédios usados no tratamento da doença. Pesquisadores do Serviço de Laboratório da Saúde Pública (PHLS) da Grã-Bretanha estimam que mais de
25% das pessoas residentes no país que contraíram o vírus no ano 2000, possuem o tipo mais resistente do HIV.

De 1994 a 2000 os portadores destes tipos de HIV resistente representavam apenas 14% do total de infectados.

As estatísticas indicam que o risco de ser infectado por um tipo resistente do vírus vem aumentando desde meados da década de 90.

Dificuldade

Segundo os médicos, as pessoas que contraírem esse tipo de HIV terão mais dificuldade para combater o vírus com os medicamentos utilizados atualmente no tratamento da Aids.

O DR. Deenan Pillay, que participou da pesquisa, diz que "há algum tempo já sabíamos que os portadores do HIV iriam acabar desenvolvendo resistência a alguns medicamentos."

"Mas essa pesquisa confirma que as pessoas que são infectadas com esse tipo de HIV já apresentam a resistência antes mesmo de iniciar o tratamento", acrescentou ele.

"Os remédios que combatem o vírus têm colaborado para a redução do número dos casos fatais de Aids, mas temos que ter em mente que este é apenas um aspecto do problema. Ainda não há cura para a doença, e portanto, sabemos que a resistência aos medicamentos tende a aumentar, concluiu o doutor Pillay.

Causa desconhecida

Os cientistas não sabem ao certo a causa do aumento da resistência aos remédios. Mas é sabido que a interrupção da série de tratamento pode contribuir para o desenvolvimento de tipos resistentes do vírus.

O doutor Pillay acrescenta: "Por isso é muito importante que os pacientes obedeçam rigorosamente o tratamento prescrito pelos médicos. Se por exemplo os pacientes pularem algumas doses poderão estar colaborando para o desenvolvimento da resistência aos medicamentos."

A pesquisa foi publicada no British Medical Journal.

Fonte: BBC

news_final.GIF (2048 bytes)

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.