Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail. Basta assinar nosso Jornal Saúde.
É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.

Reportagens Antigas do Jornal Saúde

news.gif (2394 bytes)

Cientistas descobrem molécula que inibe ação do vírus HIV
  

Uma pílula inibidora do vírus HIV pode começar a ser produzida em breve, depois que cientistas norte-americanos descobriram uma molécula que impede que o vírus se "enganche" e infecte as células do organismo.O doutor Peter Kim, do Instituto Médico
Howard Hughes e do Instituto de Pesquisa Biomédica, nos Estados Unidos, desenvolveu a minúscula molécula de proteína 5-Helix, que se junta ao "gancho" do vírus, inibindo sua ação dentro do corpo.

Se o vírus causador da Aids não conseguir "colar" sua membrana à membrana das células com a ajuda deste gancho, ele não consegue atacar a célula e se reproduzir dentro do corpo humano.

Já existe uma outra molécula que atua da mesma maneira e está em fase de teste no mundo inteiro, mas como ela é relativamente grande, ela tem que ser tomada sob a forma líquida, injetada diretamente na corrente sanguínea.

Mais barato e mais fácil

Isso faz com que o remédio possa ser produzido de forma muito mais fácil e mais barata, e possa ser incorporado como parte do coquetel contra o vírus HIV.
Testes de laboratório mostram que a molécula parece estável e

deve atuar bem sobre uma série de variações do HIV. "Eu acho que estamos apenas alguns passos distante de testar a nova molécula em macacos - que são boas cobaias para testes sobre HIV - e determinar se o 5-Helix, ou um derivado, pode reduzir o volume do vírus na corrente sanguínea", disse o doutor Kim.

Outros vírus atuam sobre o corpo da mesma maneira, e a descoberta pode levar a remédios que combatam outras doenças, como a gripe e o RSV, que causa doenças respiratórias.

Fonte: bbc

news_final.GIF (2048 bytes)

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.