Cliente ou
consumidor?
Essa é uma boa pergunta, pela
observação do enfoque dessa texto optei pelo tratamento de cliente ou
consumidor como sinônimos .
Como a proposta desse
trabalho é buscar esclarecer conceitos e as leis de mercado e possibilidades
de sua aplicação na segmentação da atividade física como um negócio, se torna
necessário conhecemos suas definições e aplicações que são em linhas gerais
pouco abordos ou desconhecidos na formação e atuação profissional.
A importância dessa analise é
conhecer as relações jurídicas que são criadas quando da comercialização ou
oferta de seu produto ou serviço ao mercado.
O que é
consumidor?
" Consumidor é toda pessoa
física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário
final" (Artigo 2º do código de defesa do consumidor)
O que é
serviço?
"Qualquer atividade fornecida
no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza
bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das
relações de caráter trabalhista". (Parágrafo 2 º do Artigo 3º do código de
defesa do consumidor)
O que é
fornecedor?
"É toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou
estrangeira, em como os entes despersonalizados, que desenvolvem as atividades
de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação,
exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de
serviços". (Artigo 3º do código de defesa do consumidor)
O que é
um autônomo?
O conceito de autônomo são os
indivíduos que atuam por conta própria, mas estão ligados a profissões de
natureza CIENTÍFICA , literária ou artística.
O que é
mercado?
Inter-relações entre clientes
e fornecedores, em sua dinâmica, fluxos, demanda e demais variáveis.
Quais
são as leis de mercado?
É importante temos uma idéia de como são as relações de consumo e como se
comportam na sociedade:
1º lei - Muita oferta e muita demanda geralmente eleva a concorrência.
2º lei - Muita oferta e pouca
demanda geralmente reduz os preços oferecidos.
3º lei - Pouca oferta e muita
demanda geralmente eleva os preços oferecidos.
4º lei - Serviço ou produto,
único, exclusivo e diferenciado forma seu preço e mercado.