Personal Trainer - O Mercado
Conceitos

 

Consultor: Fausto Arantes Porto - CREF 1387 - DF Enviar e-mail!
Graduado pela UCB - DF
Pós-graduação em Fisiologia do Exercício - GF
Conselheiro do CREF - 7 DF
Sócio Proprietário do Saúde em Movimento
Autor do Livro - Como montar um centro de treinamento personalizado
Autor do Software - Apollo - Micromed

Cliente ou consumidor?

Essa é uma boa pergunta, pela observação do enfoque dessa texto optei pelo tratamento de cliente ou consumidor como sinônimos .

Como a proposta desse trabalho é buscar esclarecer conceitos e as leis de mercado e possibilidades de sua aplicação na segmentação da atividade física como um negócio, se torna necessário conhecemos suas definições e aplicações que são em linhas gerais pouco abordos ou desconhecidos na formação e atuação profissional.

A importância dessa analise é conhecer as relações jurídicas que são criadas quando da comercialização ou oferta de seu produto ou serviço ao mercado.

O que é consumidor?

" Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final" (Artigo 2º do código de defesa do consumidor)

O que é serviço?

"Qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista". (Parágrafo 2 º do Artigo 3º do código de defesa do consumidor)

O que é fornecedor?

"É toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, em como os entes despersonalizados, que desenvolvem as atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços". (Artigo 3º do código de defesa do consumidor)

O que é um autônomo?

O conceito de autônomo são os indivíduos que atuam por conta própria, mas estão ligados a profissões de natureza CIENTÍFICA , literária ou artística.

O que é mercado?

Inter-relações entre clientes e fornecedores, em sua dinâmica, fluxos, demanda e demais variáveis.

Quais são as leis de mercado?

É importante temos uma idéia de como são as relações de consumo e como se comportam na sociedade:

1º lei - Muita oferta e muita demanda geralmente eleva a concorrência.

2º lei - Muita oferta e pouca demanda geralmente reduz os preços oferecidos.

3º lei - Pouca oferta e muita demanda geralmente eleva os preços oferecidos.

4º lei - Serviço ou produto, único, exclusivo e diferenciado forma seu preço e mercado.

Data da Publicação: 28/05/2004
 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar