Dieta saudável evita envelhecimento cardíaco
 

A fonte da juventude pode estar em uma dieta de baixas calorias, revelam cientistas americanos.

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Wisconsin-Madison uma dieta saudável e pouco calórica é capaz de manter o coração funcionando bem mesmo em idade avançada.

Camundongos que receberam uma dieta pobre em gordura e açúcar apresentaram 20% menos de mudanças no ritmo dos batimentos cardíacos e no funcionamento do órgão relacionadas à idade.

O chamado envelhecimento do coração é provocado por algumas alterações genéticas características de uma idade mais avançada.

Caloria reduzida

Uma dieta com caloria reduzida pode desativar e reprogramar alguns genes envolvidos neste processo, segundo os autores da pesquisa.

A redução de calorias também parece prolongar a vida de algumas células e fortalecer o sistema imunológico, fatores que podem provocar a alteração do tecido cardíaco.

Inúmeros estudos já haviam associado uma dieta pouco calórica à longevidade.

Tom Kirkwood, do Instituto de Envelhecimento da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, diz que é muito importante entender as mudanças que ocorrem no corpo humano e que levam ao envelhecimento do coração.

"Esse novo estudo americano nos ajuda a entender melhor o processo", garante.

A pesquisa foi publicada na revista científica Procedings of the National Academy of Sciences (PNAS), dos Estados Unidos.

Fonte: BBC

 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar