Limão pode ajudar no combate à Aids e servir como anticoncepcional, dizem cientistas
 

O suco do limão pode ajudar na luta contra a Aids e servir como um acessível anticoncepcional, afirmam cientistas australianos.

Roger Short, especialista em reprodução da Universidade de Melbourne, disse que testes de laboratório mostraram que o suco do limão é capaz de destruir o esperma e o vírus HIV.

Ele disse que a fruta poderia ser uma alternativa às drogas caras usadas para combater a doença e aos métodos anticoncepcionais tradicionais usados em países em desenvolvimento.

De acordo com o especialista, o uso do limão como anticoncepcional se dá por meio da introdução de um pedaço de lã de algodão, encharcado com o suco da fruta, na vagina, antes da relação sexual.

Casanova

O uso do suco da fruta para prevenir a gravidez era comum durante a Idade Média - inclusive pelo notório sedutor Casanova -, mas foi esquecido pela Medicina moderna.

"Há cerca de 300 anos, as mulheres mediterrâneas usavam o suco do limão como seu principal método contraceptivo", disse Short.

A descoberta foi contestada por outros cientistas, que alertaram para os possíveis efeitos colaterais.

Eles afirmam que Short pode de fato ter feito uma descoberta importante, mas que mais testes em humanos são necessários.

A acidez pode combater o HIV, mas pode também danificar o tecido vaginal e criar um ponto de entrada para o vírus, disseram os críticos.

Fonte: BBC

 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar