Pedicure pode desfigurar suas pernas?
 

Que mal pode haver em cuidar dos pés com uma pedicure? Segundo peritos de saúde pública nos Estados Unidos, há mal sim, e pode ser sério. Um exemplo disso, e que deve servir de advertência, é a infecção motivada por uma microbactéria que provoca o surgimento de furúnculos nas pernas.

"Descobrimos um surto de 110 pessoas infectadas nas pernas e descobrimos a origem dessas infecções numa série de bacias de pedicures no condado de Santa Cruz, na Califórnia", afirmou o dr. Kevin Winthrop, do Departamento de Serviços de Saúde da Califórnia.

As mulheres tomaram antibióticos e as infecções desapareceram. Mas, segundo o dr. Winthrop as cicatrizes e marcas que deixam podem ser bastantes assustadoras e desfiguradoras.

"Conheço algumas mulheres que decidiram fazer cirurgia plástica ou outro tipo de cirurgia corretiva", disse.

Qual será a extensão do risco? O Centro de Prevenção e Controle de Doenças de Atlanta não fez um mapeamento cobrindo os casos conhecidos, mas Winthrop tem razões para suspeitar que o risco é muito mais abrangente.

"Realmente, achamos que esse problema pode ocorrer em qualquer lugar", disse. Segundo ele, as pessoas podem ignorar sua existência porque não ocorrem freqüentemente e porque não são devidamente relatados."

Winthrop observa que muitos médicos não estão familiarizados com esse tipo de infecção ou não estão informados de sua relação com pedicures e manicures.

"Recebemos vários relatórios de outros médicos procurando conselhos para tratar essas infecções", explicou. "Portanto, sei que há outros casos em outras partes do país."

Em salões de beleza mais equipados, as cadeiras especialmente desenhadas para pedicures têm bacias para os pés anexadas a filtros individuais.

O salão em causa na Califórnia não limpava os seus filtros há cerca de um ano.

Nos filtros, estavam cabelo, pele e unhas dos pés, que constituíam um terreno de cultura ideal para as bactérias. Quando a água circulava na banheira, as bactérias também eram movimentadas.

"Havia cabelo suficiente para fazer uma peruca pequena", comentou Winthrop.

Este salão será uma exceção, não a regra, pois se acredita que a maior parte limpe e desinfete os seus filtros duas vezes por semana. Fazendo assim, o risco já fica bem menor.

Segundo técnicos da Universidade do Alabama, os seguintes cuidados devem ser observados para quem quer tratar as unhas das mãos ou dos pés em um salão de beleza:

  • - Em primeiro lugar, verificar o ambiente, a limpeza geral do salão e certificar-se de que é um estabelecimento registrado.
  • - Os utensílios para as unhas devem ser limpos e desinfetados. A esterilização por calor é o ideal, mas se costuma também permitir a esterilização química, desde que os utensílios estejam imersos na solução durante um mínimo de 10 minutos entre cada cliente.
  • - O seguro é verificar que tipo de solução química é usado. Na etiqueta do produto, deve estar especificado que se trata de "germicida". O mais seguro de tudo, porém, é levar os próprios utensílios.
  • - Lave as mãos ou os pés antes e se certifique de que a profissional do salão faz o mesmo
  • - Uma lima nova precisa ser usada.

 

Fonte: CNN

 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar