síndrome de irritação masculina pode ser causa de mau humor masculino
 

Cientistas encontraram uma explicação para explicar porque os homens tornam-se mal-humorados e ranzinzas.

Eles estariam sofrendo da "síndrome de irritação masculina".

As mudanças de humor dos homens podem ser resultado da queda súbita dos níveis de testosterona - o hormônio masculino.

Segundo a teoria, os hormônios afetam o cérebro e, por conseguinte, o comportamento.

Menopausa masculina

Alguns cientistas acreditam que os homens de meia-idade passem por um processo semelhante ao da menopausa.

Mas Gerald Lincoln, da Unidade de Ciências da Reprodução Humana do Conselho de Pesquisa Médica, em Edimburgo, acredita que o estresse pode provocar a queda súbita dos níveis de testosterona em homens de qualquer idade.

Apesar de haver poucas pesquisas relacionadas à ligação entre o estresse humano e a testosterona, vários estudos em animais - incluindo primatas - demonstram que os níveis de testosterona caem quando o estresse provoca o aumento da produção de corticóides.

Lincoln, que publicou o resultado do seu trabalho na revista científica New Scientist, afirma que a síndrome foi identificada primeiro em ovelhas.

Durante os meses de outono, o nível de testosterona dos carneiros aumenta porque esta é a época de acasalamento.

No inverno, cai a produção do hormônio e, apesar da testosterona estar ligada a um comportamento mais agressivo, os carneiros têm mais propensão a se machucar quando os níveis de testosterona estão baixos.

O pesquisador acompanhou o comportamento de oito carneiros, incluindo a freqüência com que eles tentavam chifrar outros animais.

E descobriu que quando os níveis de testosterona estavam mais baixos, os carneiros ficavam mais nervosos e atacavam indiscriminadamente.

Ele observou mudanças semelhantes de comportamento em veados, renas, cabritos monteses e elefantes.

Experiências dolorosas

Em seres humanos, acredita-se que uma queda nos níveis de hormônio seja significativa, porque o cérebro tem muitos receptores para testosterona.

Segundo Lincoln "esse fenômeno é bem documentando em mulheres por causa do ciclo biológico".

Ele acredita que a queda na produção hormonal masculina esteja ligada a experiências estressantes como a morte de uma pessoa querida, divórcio ou doenças graves.

Para Lincoln, antidepressivos podem ajudar alguns homens, mas é essencial que a síndrome ganhe reconhecimento para que mais pesquisas sejam feitas.

Richard Anderson, que pertence à mesma equipe de Lincoln, descobriu que homens incapacitados de produzir testosterona tornam-se irritadiços e deprimidos. E o humor deles melhora quando o tratamento é retomado.

David Abbott, do Centro Regional de Pesquisa Primata de Wisconsin, em Madison, concorda: "Os efeitos da testosterona não são valorizados. Quando um homem torna-se ranzinza, pesquisadores tentam explicar a mudança apenas em termos de níveis de cortisona e depressão. E ignoram o fato de que os níveis de testosterona estão provavelmente caindo também".

Mas David Handelsman, que é especialista em hormônios masculinos na Universidade de Sidney, contesta as conclusões dos colegas e afirma que mudanças nos níveis de testosterona em homens adultos é muito menos dramática do que em carneiros.

Porém, em homens castrados, como os que sofrem de câncer na próstata em estado avançado, os níveis de testosterona caem 90% e eles mostram-se mais emotivos.

Para Ian Banks, presidente do Fórum de Saíde Masculina da Grã-Bretanha, "é difícil interligar humor com níveis hormonais, pois o humor é algo muito subjetivo".

Ainda segundo Banks, apesar de ter aumentado a atenção sobre o impacto de mudanças nos níveis de testosterona, não há consenso sobre a teoria de que os homens experimentam uma versão masculina da menopausa.

Fonte: BBC

 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar