Café, cigarro e álcool afetam fertilidade feminina.
 
Untitled document

Pesquisadores da Universidade Radboud, em Nijmegan, na Holanda, publicaram estudo realizado com 9 mil mulheres que tinham recebido fertilização in vitro para conseguir engravidar, durante uma década (1985-1995).

O estudo mostrou que as chances de concepção reduziram cerca de 26% entre as mulheres que bebem mais de quatro xícaras de café por dia. Ingerir bebidas alcoólicas pelo menos três vezes por semana apresentou o mesmo risco que o consumo excessivo de cafeína.

Fumar mais de um cigarro por dia e estar acima do peso reduziram ainda mais as chances de gravidez. Segundo estimativas dos cientistas, uma mulher de 36 anos, fumante, que bebe muito café e bebidas alcoólicas, está acima do peso e que passou por três tratamentos de fertilização in vitro tem 5% de chance de uma gravidez natural. Se esta mesma mulher estivesse no peso considerado saudável e não fumasse ou ingerisse muita cafeína ou álcool, a chance aumentaria para 15%.

"Temos que lembrar nossas pacientes de que elas podem influenciar suas chances de uma gravidez espontânea depois da fertilização in vitro com um estilo de vida saudável", afirmou a líder da pesquisa, Bea Linsten, na conferência da Sociedade Européia para Reprodução Humana e Embriologia, em Barcelona, na semana passada.

Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento

 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar