Pesquisa afirma que atividades físicas podem piorar câncer de próstata.
 

Cientistas da Duke University, na Carolina do Norte (EUA), realizaram pesquisa com camundongos, na qual comprovam que praticar atividades físicas pode contribuir com o crescimento de tumores na próstata.

De acordo com o estudo, os exercícios aumentariam o fluxo sangüíneo para os tumores e, por conseqüência, isso estimularia o crescimento deles. Na pesquisa, os pesquisadores injetaram tumores de próstata em 50 camundongos e os dividiram em dois grupos. 25 deles receberam gaiolas com rodas de exercício e os outros 25 gaiolas sem nada. Todos receberam a mesma alimentação.

Os pesquisadores afirmam que os tumores aumentaram aproximadamente duas vezes mais rápido nos animais que praticaram atividades físicas do que entre os camundongos que não tiveram oportunidade de realizar exercícios físicos.

Todavia, os pesquisadores alertam que as circunstâncias dos pacientes são diferentes das dos animais, logo, os homens não devem interpretar os resultados da pesquisa como endosso para não praticarem atividades físicas por medo de desenvolver ou piorar o câncer. Segundo eles, os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para pacientes com câncer de próstata. Isso porque um dos principais desafios de tratamentos como a quimioterapia e a radiação pode ser o baixo fluxo sangüíneo nos tumores, o que dificulta a distribuição do medicamento. Portanto, eles esperam que a pesquisa possa oferecer um caminho para melhorar a circulação sangüínea para os tumores e permita uma distribuição melhor do medicamento.

Fonte: Redação Saúde em Movimento

 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar