Mapa da saúde do brasileiro mostra que 43,4% estão acima do peso.
 

Pesquisa realizada pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em parceria com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) aponta que 43,4% dos brasileiros estão acima do peso.

Entre as 54 mil pessoas entrevistadas em todas as capitais brasileiras, sempre na faixa etária acima dos 18 anos, somente 17,7% dos participantes cumpre recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de comer cinco porções diárias de vegetais. Além disso, 29% dos adultos são sedentários e 16,4% são fumantes.

A capital com maior número de obesos é Cuiabá (49,7%) e a com menos obesos é em Palmas (33,4%). Normalmente, a ocorrência do excesso de peso é mais comum em homens do que em mulheres.

O levantamento, realizado anualmente desde 2006, mostra que o país contra com 13% de obesos (IMC igual ou maior que 30), sendo que a maior quantidade foi encontrada no Macapá (16%) e a menor em Palmas (8,8%).

Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento

 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar