Mulher mais idosa do Brasil e do mundo completa 126 anos.
 

No último dia 28 de fevereiro, a Dona Maria Olívia da Silva completou 126 anos, tornando-se a mulher mais idosa do Brasil e a mais velha do mundo.

Ela nasceu na Polônia, veio para o Brasil aos três anos de idade e mora no distrito de Içara, em Astorga, no norte do Paraná. Sua simplória casa de madeira, têm as paredes tomadas por recortes de revistas e jornais de todo o mundo sobre o recorde de longevidade da ilustre moradora.

Dona Maria Olívia da Silva teve 10 filhos naturais e adotou mais quatro, mas o número de netos, bisnetos e tataranetos não pode ser mensurado. Seriam cerca de 400, calcula Aparecido Honório Silva, 59 anos, adotado ainda quando bebê. Ele é o único filho vivo dos 14 integrantes de sua prole.

O Guinnes Book of Records reconhece que Maria Olívia da Silva é a mulher mais idosa do Brasil. Agora, só falta a certificação mundial, que ainda não foi expedida. Atualmente, o recorde mundial de longevidade é de 122 anos e pertence a Jeanne-Louise Calment (foto ao lado). Uma francesa que nasceu em 21 de fevereiro de 1875 e morreu numa clínica de repouso em Arles, no sul do país, a 4 de agosto de 1997.
  
Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento

 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar