Pílulas anticoncepcionais podem reduzir libido.
 

Pesquisa publicada recentemente no Journal of Sexual Medicine afirma que o uso de pílulas anticoncepcionais pode reduzir a freqüência de pensamentos sexuais, tornar o excitamento mais difícil e diminuir a lubrificação vaginal, mesmo meses depois da sua ingestão.

Isso não é nenhum segredo para boa parte das mulheres, que há mais de quatro décadas relatam esses efeitos aos seus médicos. Só que pela primeira vez, foi desenvolvido um estudo a respeito do assunto, que ainda precisará ser mais pesquisado, já que os fatores ambientais também influenciam a vontade sexual.

Poucos médicos avisam suas pacientes sobre essa possibilidade e as bulas não mencionam esses efeitos colaterais. A omissão dessa informação por parte da classe médica não é um descuido, já que as mulheres apresentam reações diferentes para o uso dos anticoncepcionais orais. Enquanto algumas diminuem sua libido com a ingestão, outras aumentam.

Todavia, o melhor a se fazer é avisar sobre a possibilidade de perda do desejo sexual durante a ingestão de anticoncepcionais orais, para que caso ela aconteça, a paciente não atribua o ocorrido a outros fatores, gerando problemas psicológicos.

Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento

 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar