Estudo analisa origem de bulimia e anorexia entre os jovens.
 

Estudo coordenado por Táki Athnássios Cordas, Valentim Gentil – ambos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – e Ruy Laurenti, da Faculdade de Saúde Pública da USP, está mapeando as causas que levam os jovens a desenvolverem transtornos como a bulimia e a anorexia.

Os resultados iniciais são impressionantes: dos 700 estudantes universitários inicialmente entrevistados – de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais –, 75% desaprovam sua aparência física e se incomodam com detalhes, como tamanho do nariz ou das orelhas, gorduras localizadas e celulites.

Além disso, o estudo revelou que 80% se submeteriam a procedimentos (cirurgias e outros) para mudar de aparência. O que mais alarmou os pesquisadores é o fato de que de cada dez alunos apenas um era obeso, sendo que 65% foram considerados saudáveis pela relação entre seu peso e altura e 22% eram magros. Mais grave: 13% afirmaram que tomam laxantes, diuréticos ou provocam vômitos para não engordar, o que significa que desenvolveram ou estão para desenvolver a bulimia nervosa. Primeiro passo para depressões profundas.

A próxima etapa da pesquisa procura avaliar o exercício físico como forma de tratamento ou diminuição desses problemas e os mecanismos atualmente vinculados à propaganda midiática na divulgação de padrões de beleza a serem seguidos.

Fonte: Agência USP de Notícias

 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar