Pesquisadores criam fórmula para calcular chegada da menopausa.
 

Segundo a revista Human Reproduction desta semana, dois pesquisadores britânicos criaram uma fórmula para calcular a chegada da menopausa e por conseqüência a vida fértil.

Através de combinações matemáticas aliadas a informática, o método consiste em contar o número de óvulos que restam nos ovários e estabelecer seu ritmo de deterioração. Segundo os pesquisadores, isto é possível com uma simples ecografia de ultra-som e com uma análise matemática computadorizada.

Dessa forma, os médicos poderão deduzir quando os ovários deixarão de produzir óvulos e as mulheres saberão como anda seu relógio biológico. Isso pode ser especialmente útil para os doentes de câncer de ovário, já que poderão planejar sua maternidade mesmo com tratamentos nocivos como a radioterapia, por meio, por exemplo, do congelamento de óvulos.

Entretanto, os pesquisadores constataram que o sistema não funciona muito bem em mulheres que usam anticoncepcionais orais, já que estes suprimem a atividade dos ovários.

A calculadora de vida fértil feminina pode mudar a vida das mulheres modernas que trabalham e querem conciliar sua vida profissional com a formação de uma família.

Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento

 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar