Desenvolvido anticoncepcional masculino que é eficaz e temporário.
 

Pesquisadores australianos do Anzac Research Institute conseguiram formular um anticoncepcional masculino que funciona com uma combinação de injeções aliadas a um implante na pele.

Na primeira fase do estudo, 55 homens utilizaram o novo medicamento durante um ano e não apresentaram nenhum efeito colateral.

O anticoncepcional consiste em um implante subcutâneo com hormônio sexual masculino testosterona, que deve ser substituído a cada quatro meses, e injeções trimestrais de progestina.

O procedimento é reversível, pois só interrompe a produção de espermatozóides em caráter temporário. Os efeitos passam logo após a suspensão da medicação.

David Handelsman, cientista à frente do estudo, afirmou que pela primeira vez na história da medicina, homens poderão confiar em um método contraceptivo reversível.

Antes disso, a vasectomia era uma das poucas opções para os homens que não querem mais reproduzir.

A pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism ainda esclareceu que um dos próximos passos a serem tomados, é o desenvolvimento de uma injeção única, que dispense o implante.

Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento

 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar