Andropausa é sinônimo de vida sedentária
 

Segundo pesquisadores estadunidenses a andropausa é causada pelo sedentarismo. Homens que fumam e bebem em excesso, ou estão com o peso acima do ideal, são os mais afetados pelas mudanças hormonais ocorridas durante o início da velhice.

Os sintomas são os mesmos da menopausa: calor súbito e intenso, falta de apetite sexual e depressão.  Diabéticos, cardíacos e depressivos sofrem mais no envelhecimento, pois os níveis de testosterona ficam muito prejudicados.

Em recente conferência da Sociedade Britânica de Fertilidade, em Aberdeen, o professor John McKinlay, pesquisador do New England Research Institutes, em Watertown, Massachusetts, afirmou que a andropausa masculina é um mito para a indústria farmacêutica ganhar dinheiro, pois os homens não sofrem de uma queda hormonal como as mulheres de meia idade.

McKinlay mostrou os números de um estudo sobre envelhecimento masculino, que avaliou 1,5 mil homens. Segundo o cientista, os níveis de hormônios masculinos caem gradualmente cerca de 1% ao ano após a meia idade. E mais. Cerca de 5% dos homens apresentou sinais de hipogonadismo, uma perda clínica de hormônios que não está ligada ao envelhecimento.

Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento

 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar