AVALIAÇÕES ONLINE
Avaliação Física
Avalie sua saúde
BUSCADOR
Academias
CALCULADORAS
Gasto calórico
Ingestão calórica
Outras Calculadoras


 

Desmame precoce favorece sobrepeso em camundongos
   

De acordo com pesquisa publicada na Revista de Nutrição, o desmame precoce ocasiona o sobrepeso em camundongos, o que é significativo, porque de acordo com os autores há evidências de um possível papel do aleitamento materno na prevenção do sobrepeso e da obesidade na infância e na adolescência. O trabalho é da autoria de Marcelo Macedo Rogero, pesquisador do Laboratório de Bioquímica da Nutrição do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, e colegas, e foi disponibilizado na edição de janeiro de 2010 do periódico.

Segundo os autores, para coleta de dados, foram utilizados ao todo 36 camundongos Swiss Webster, machos, desmamados no 14º e no 21º dias de vida, retirados de colônias de produção e de experimentação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Os animais foram pesados diariamente e o ganho de peso em relação ao início do experimento foi calculado nos 21º, 28º, 35º, 42º, 49º, 56º e 63º dias de vida.

Entre os resultados do levantamento, os especialistas revelam que "o peso corporal dos animais do grupo desmamado de forma precoce foi significantemente maior no 28º, 35º e no 63º dias de vida em relação ao grupo controle (p<0,05). Porém, o consumo de ração não diferiu entre os grupos. A concentração sérica de proteínas totais, albumina e ferro, bem como a concentração hepática, muscular e cerebral de proteínas, ácido desoxirribonucléico e a relação proteína/ácido ribonucléico, não diferiram significantemente entre os grupos". Entretanto, os autores afirmam que "o grupo desmamado precocemente apresentou maior quantidade absoluta de massa magra, lipídeos, proteínas e cinzas, em comparação ao grupo controle (p<0,05)".

Para Marcelo e colegas, "uma vez que os resultados deste estudo indicam que, em camundongos, o desmame precoce resulta em aumento do peso corporal, o que é decorrente de um aumento não apenas da massa gorda, como também da massa magra, é possível que estes resultados reproduzam-se em seres humanos. Dessa forma, sugere-se que modelos antropométricos que avaliam separadamente massa gorda e massa magra sejam mais adequados para esclarecer o papel do aleitamento materno na redução do risco de sobrepeso e de obesidade. Além disso, destaca-se a necessidade de estudos que investiguem se os efeitos do desmame precoce sobre a massa corporal persistem na idade adulta".

Fonte: Saúde em Movimento/Agência Notisa
Publicado em: 19/08/2010

Compartilhar



Copyright © 2005 - Saúde em Movimento
Permitida a reprodução total ou parcial para uso acadêmico com citação.
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta.
A informação provida pelo Saúde em Movimento é designada para informar, e não para repor sua relação com profissionais da saúde.


Preparar para Impressão
 
Notícias Relacionadas
Aborto induzido ocorre em mais de 2% das gestações no Brasil
Gravidez na adolescência pode aumentar chances de morte do bebê no parto
Preconceitos aumentam mortalidade materna.
Gravidez na adolescência pode aumentar chances de morte da criança durante o parto.
Artigo aponta significativa redução de mortalidade infantil por causas evitáveis
Estudos analisam depressão durante gestação e baixo peso ao nascer
Mais notícias relacionadas






Receba semanalmente as últimas notícias na área da saúde. É de graça.
Nome:


e-mail:





Quando fica deprimido você:
Come
Perde o apetite

Resultado da Votação
Sugira uma pergunta
Resultados antigos


Envie esta reportagem
a um amigo.

Seu nome

Seu e-mail
e-mail do seu amigo


Favor preencher todos os espaços

Respeitamos os princípios HONcode da HON Foundation.
Verifique