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Quatro anos após a primeira análise do controle ético e auto-regulamentação na televisão, estudo aponta que as regras de publicidade e propaganda de cerveja das marcas mais populares entre jovens continuam a violar um número significativo de regras do Conar (Conselho Nacional de auto-regulamentação Publicitária), de acordo com uma pesquisa realizada pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad) da UNIFESP.
Das cinco propagandas de cerveja das marcas mais populares entre a população vulnerável às mensagens publicitárias – crianças e adolescentes –, que foram veiculadas no verão de 2009/2010, todas desrespeitaram as regras do código brasileiro de auto-regulamentação publicitária. Das 16 regras incluídas no estudo, 11 foram violadas segundo avaliação de 31 especialistas em temas relacionados com crianças e adolescentes nas áreas de saúde, ensino e direito e 110 estudantes secundaristas de duas escolas públicas no Estado de São Paulo.
De acordo com a psiquiatra e pesquisadora da Uniad, Ilana Pinsky, os resultados da nova avaliação mostram que nada foi feito desde a divulgação do primeiro estudo, realizado há quatro anos, mostrando o problema de “quebra de regras”. “Essas violações sistemáticas sugerem a ineficácia deste tipo de controle, já que não impede propagandas direcionadas à criança e adolescentes, tão pouco, que incentivam o consumo abusivo e irresponsável do álcool”, afirma.
Ilana também explica que o estudo mostrou que a metodologia desenvolvida na UNIFESP para a avaliação das regras do Conar é confiável, quando utilizada por públicos diversos, podendo ser utilizada para a criação de um monitoramento independente das propagandas alcoólicas na televisão brasileira.
Fonte: Unifesp