AVALIAÇÕES ONLINE
Avaliação Física
Avalie sua saúde
BUSCADOR
Academias
CALCULADORAS
Gasto calórico
Ingestão calórica
Outras Calculadoras


 

Estudo inédito revela que quantidade insuficiente de filtro solar
   

Dermatologista demonstra que consumidores aplicam muito menos filtro solar do que o recomendado pelo FDA o que pode comprometer a proteção contra o câncer de pele

Um estudo realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo revelou que a aplicação de quantidades inadequadas de filtro solar diminui o fator de proteção a menos da metade. O estudo demonstrou que, se uma pessoa usar um filtro solar com FPS 20 e aplicar a metade da porção recomendada, o fator de proteção cai para menos da metade. "Diferentes estudos mostram que os usuários aplicam entre 0,39 mg a 1,03 mg por centímetro quadrado, uma quantidade muito inferior da recomendada pelos fabricantes, que é de 2 mg. Nosso estudo mostrou que mais do que se preocupar com o valor do FPS informado no rótulo do protetor solar, os consumidores precisam estar atentos à quantidade aplicada, pois é o fator de maior impacto em termos de proteção", afirma o Dr. Sérgio Schalka, dermatologista, diretor da SBD-SP e autor do estudo. O estudo foi publicado recentemente na revista científica Photodermatology, Photoimmunology & Photomedicine, referência mundial nas áreas de fotobiologia e fotoproteção. A pesquisa envolveu 40 voluntários de ambos os sexos, de pele clara, na faixa etária dos 18 a 51 anos.

De acordo com as legislações nacionais e internacionais, incluindo o protocolo do FDA (Food and Drug Administration), órgão norte-americano que regula os medicamentos e alimentos nos EUA, para determinar o valor do FPS (fator de proteção solar) dos filtros solares, a quantidade de produto aplicado é de 2 mg/cm2 - o equivalente a pouco mais de meia colher de chá para face, pescoço e braços, e pouco mais de uma colher de chá para tronco, costas e membros inferiores. No entanto, diferentes estudos têm demonstrado que os consumidores, na verdade, aplicam muito menos produto quando se expõem ao sol, entre 0,39 a 1,3 mg/cm2. Estudos anteriores mostraram resultados contraditórios na tentativa de estimar a relação entre quantidade de produto aplicado e sua relação com o FPS.

Por isso, o objetivo do estudo foi estimar a influência da quantidade de filtro solar aplicado na determinação do FPS, de acordo com a metodologia da FDA. "Sabemos que a quantidade aplicada em condições reais de uso é muito diferente daquela na condição laboratorial, entretanto a estimativa do impacto desta redução ainda não havia sido bem estudada", resume o Dr. Sérgio Schalka.

O estudo comprovou que existe uma relação exponencial entre o FPS e a quantidade de produto aplicada. Foram estudados dois protetores solares, com diferentes fatores de proteção solar (FPS 15 e FPS 30), e em diferentes quantidades. Foi possível, dessa maneira, desenvolver uma equação, até então inédita na literatura médica, que permite estimar o valor do FPS em condições reais de uso, a partir do FPS informado no rótulo do produto e na quantidade aplicada. "Verificou-se que a aplicação de uma porção de 1 mg/cm2 (ou seja, metade da quantidade recomendada) de um filtro solar com FPS próximo de 20, reduz o valor real do FPS para cerca de 7,68", diz Schalka.

O uso correto do protetor solar e a adoção de outras medidas de proteção como roupas, chapéus e guarda-sóis são fundamentais para a prevenção do envelhecimento precoce e do câncer de pele, o mais comum entre todos os cânceres dos seres humanos - só no Brasil, o último levantamento do INCA (Instituto Nacional de Câncer) previu cerca de 120 mil novos casos de câncer de pele. A prevenção deve ser feita desde os primeiros anos de vida e os cuidados devem ser tomados durante todo o dia, mesmo no inverno e em dias nublados. "É essencial estar atento à quantidade de produto aplicada. Porém, o fato de usar o produto corretamente não deve servir de justificativa para cometer excessos e expor-se de forma exacerbada ao sol. O papel do filtro solar é minimizar os efeitos maléficos dos raios UVA e UVB. É uma ilusão pensar que ele bloqueia totalmente a radiação.", alerta o Dr. Sérgio Schalka.

Entenda o FPS

O fator de proteção solar (FPS) é o método mais popular para medir a eficácia do protetor solar, quantificando a proteção contra as queimaduras solares, causadas pelos raios UVB. Todos os produtos disponíveis no mercado, segundo normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), devem apresentar o resultado de um teste para determinar o valor do FPS de rótulo, que pode variar entre 2 até mais de 60. O FPS não mede a proteção contra os raios UVA.
Publicado em: 11/12/2009

Compartilhar



Copyright © 2005 - Saúde em Movimento
Permitida a reprodução total ou parcial para uso acadêmico com citação.
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta.
A informação provida pelo Saúde em Movimento é designada para informar, e não para repor sua relação com profissionais da saúde.


Preparar para Impressão
 
Notícias Relacionadas
Barbie humana é recordista de cirurgias plásticas pelo 10º ano seguido.
Laserterapia melhora aparência da cicatriz cirúrgica.
Jovem estoura implante de silicone em prova de reality show.
Guerra do silicone: brasileira, argentina e americana disputam recorde.
O que aconteceu com Sylvester Stallone? GH, toxina botulínica e cirurgias plásticas.
Estudo confirma eficácia do pantenol na hidratação da pele.
Mais notícias relacionadas






Receba semanalmente as últimas notícias na área da saúde. É de graça.
Nome:


e-mail:





Quando fica deprimido você:
Come
Perde o apetite

Resultado da Votação
Sugira uma pergunta
Resultados antigos


Envie esta reportagem
a um amigo.

Seu nome

Seu e-mail
e-mail do seu amigo


Favor preencher todos os espaços

Respeitamos os princípios HONcode da HON Foundation.
Verifique