Clique Aqui !
 
Reportagens Antigas do Jornal Saúde
Muita informação para você

Receba nossas reportagens, semanalmente, por
e-mail, basta assinar nosso Jornal Saúde.
Clique aqui para se cadastrar.

É de graça.

 

Uma taça de vinho diária pode causar câncer.
   

Untitled document

Uma taça de vinho por dia não faz mal? Faz sim! Relatório divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) francês, baseado nas conclusões de três renomadas instituições científicas - National Alimentation Cancer Research, Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer e Instituto Americano para a Pesquisa sobre o Câncer – aponta que, em qualquer quantidade, bebidas alcoólicas podem causar câncer.

"O consumo de bebidas alcoólicas está associado ao aumento do risco de diversos cânceres como de boca, de faringe, de laringe, de esôfago, colo-retal, do sangue e do fígado" afirma o relatório, que alerta que o percentual de aumento do risco está estimado tendo como base cada copo de álcool consumido por dia. O risco varia entre 9% a 168%.

"Em particular, o aumento do risco de cânceres de boca, de faringe e de laringe é estimado em 168% por copo de álcool consumido por dia" relata o documento.

O Brasil ocupa o 51º lugar no ranking mundial de consumo de vinho, com apenas 2 litros per capita/ano. A França lidera a lista com 55,4 litros per capita/ano. Porém, é bom lembrar que a pesquisa afirma que a ingestão de qualquer bebida alcoólica aumenta consideravelmente as chances de desenvolvimento de um câncer. No ranking dos países que mais consomem cerveja, por exemplo, o Brasil está entre os dez primeiros colocados.

Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento

Publicado em: 19/02/2009


Copyright © 2005 - Saúde em Movimento
Permitida a reprodução total ou parcial para uso acadêmico com citação.
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta.
A informação provida pelo Saúde em Movimento é designada para informar, e não para repor sua relação com profissionais da saúde.


Preparar para Impressão
 
Notícias Relacionadas
Pesquisas da Universidade avaliam codependência de álcool e tabaco.
Blitz pedagógica medirá níveis de álcool em motoristas de São Paulo no fim de semana.
Cresce o número de brasileiros que dirigem após beber.
Estudo sugere que comerciais de cerveja estimulam consumo de álcool por menores.
38% dos homens e 9% das mulheres bebem antes de agredir parceiros.
Cerca de 31% dos motoristas podem ser penalizados pela nova lei de trânsito.
Mais notícias relacionadas
 
Você está satisfeito com seu corpo?
Sim
Não

Resultado da Votação

Sugira uma pergunta

Resultados antigos


 
 

Envie esta reportagem
a um amigo.

Seu nome

Seu e-mail

e-mail do seu amigo


Favor preencher todos os espaços