AVALIAÇÕES ONLINE
Avaliação Física
Avalie sua saúde
BUSCADOR
Academias
CALCULADORAS
Gasto calórico
Ingestão calórica
Outras Calculadoras
Clique aqui e ajude

 

Documentário mostra os malefícios dos anabolizantes.
   

Todo mundo já teve um amigo ou amiga magrelos que, de uma hora para outra, ficaram musculosos e cheios de efeitos colaterais, devido aos anabolizantes.

Eles dizem que se a academia não surte efeito, o caminho mais rápido são os esteróides. A lógica é simples...e burra, como podemos ver no documentário "Ataques ao Corpo - As Drogas nos Esportes", exibido no GNT, no último dia 8 de novembro, às 18h30.

Ao longo do filme, o médico John Marsden, apresentador da série inglesa, explica como essas substâncias atuam no organismo humano e os seus efeitos colaterais. De maneira empírica, ele testa a creatina em um time de hóquei e a cafeína em seu próprio corpo, durante uma sessão de esteira.

Toda a pressão para vencer no mundo dos esportes e a tentação de melhorar resultados com suplementos alimentares e drogas ilegais, como esteróides e anabolizantes, são mostradas sem moralismos na obra.

A nadadora da ex-Alemanha Oriental Kristiane Knacke, medalha de bronze nos 100 metros borboleta, levou oito anos para perder quinze quilos de musculatura gerada por anabolizantes. Sua filha, nascida dois anos depois que ela deixou as piscinas, apresenta graves problemas hormonais. O fisioculturista amador Chris Hart, diz não ter medo de que seus testículos fiquem do tamanho de "uma passa".

Anabolizantes

Atualmente, existem cerca de 140 substâncias proibidas nos Jogos Olímpicos, entre as quais a nandrolona. Alguns atletas brasileiros foram pegos em flagrante pelo uso desse anabolizante.

Em 1986, o velocista Salviano Domingues foi apanhado quando disputava o Meeting Internacional de Atletismo em São Paulo. Na mesma competição, seis anos depois, a velocista Berenice Ferreira acabou caindo na malha fina do antidoping.

Um dos casos mais comentados, porém, foi o da lançadora de dardo Sueli Pereira dos Santos. Em 1994, ano em que foi campeã Ibero-Americana em Mar del Plata, ela conseguiu a marca de 65,96 metros e ficou entre as dez melhores do mundo. Um exame de supresa realizado em janeiro de 1995 constatou a presença da droga. Sueli foi suspensa por quatro anos. Em 2000, a atleta lamentou o 23º lugar nas eliminatórias para as Olimpíadas de Sydney. Dessa forma, a brasileira não conseguiu vaga entre as 12 finalistas.

Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento

Publicado em: 08/11/2006

Compartilhar



Copyright © 2005 - Saúde em Movimento
Permitida a reprodução total ou parcial para uso acadêmico com citação.
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta.
A informação provida pelo Saúde em Movimento é designada para informar, e não para repor sua relação com profissionais da saúde.


Preparar para Impressão
 
Notícias Relacionadas
Reposição hormonal só deve ser feita após exames minuciosos
Especialistas britânicos tentam evitar pânico em relação à reposição hormonal
Estrogênios poderiam explicar infertilidade masculina
O estrogênio sintético é bom ou ruim para a saúde?






Receba semanalmente as últimas notícias na área da saúde. É de graça.
Nome:


e-mail:





Quando fica deprimido você:
Come
Perde o apetite

Resultado da Votação
Sugira uma pergunta
Resultados antigos


Envie esta reportagem
a um amigo.

Seu nome

Seu e-mail
e-mail do seu amigo


Favor preencher todos os espaços

Respeitamos os princípios HONcode da HON Foundation.
Verifique