AVALIAÇÕES ONLINE
Avaliação Física
Avalie sua saúde
BUSCADOR
Academias
CALCULADORAS
Gasto calórico
Ingestão calórica
Outras Calculadoras


 

Estudo aprova eficácia de isoflavonas de soja no tratamento da menopausa.
   

O consumo de isoflavonas de soja pode ser uma opção de tratamento da menopausa para as mulheres que não desejam fazer a reposição hormonal tradicional. Esta é a conclusão de um estudo realizado com 79 pacientes da Escola Paulista de Medicina (Unifesp). A pesquisa demonstrou que o extrato de soja padronizado com 120g de isoflavonas aliviou os sintomas da menopausa e melhorou a qualidade de vida das pacientes, sem haver proliferação do endométrio (parede que reveste o útero).

Ondas de calor, insônia, nervosismo, melancolia, dores de cabeça, palpitação e formigamento são os principais sintomas do climatério. Para contornar a situação é necessário repor o organismo com progesterona (hormônio feminino) sintética ou natural.

O tratamento, entretanto, pode provocar mastalgia (dor nas mamas), retenção de líquidos e sangramento genital, sintomas incômodos que dificultam a adesão das pacientes à terapia de reposição hormonal sintética. Alguns estudos também relatam um aumento do risco de câncer de mama após cinco anos de reposição hormonal à base de estrogênio, sendo este um fator proibitivo para mulheres com histórico de câncer na família.

O estudo, intitulado “Efeitos da isoflavona nos sintomas climatéricos, na qualidade de vida, no trato genital e na mama das mulheres pós menopáusica”, foi tese de doutorado da ginecologista Cristina Kaari.

Ela conta que o interesse em pesquisar a ação das isoflavonas no tratamento dos sintomas da menopausa partiu do oriente. “Vários estudos nas mulheres orientais mostram que menos de 15% queixam-se de fogachos (ondas de calor). Nas mulheres ocidentais esse índice chega a 80%”, afirma Kaari. As orientais também apresentam reduzida incidência de câncer de mama, doenças cardiovasculares e osteoporose em relação às ocidentais, fato atribuído ao elevado consumo de soja e derivados.

Alguns suplementos alimentares e medicamentos à base de soja já estão disponíveis no mercado com a dosagem exata do extrato de soja com isoflavonas necessária para uma reposição hormonal adequada.

Para a médica Cristina Kaari, o extrato de soja padronizado representa mais uma opção terapêutica para as mulheres na pós-menopausa que não desejam ou não podem aderir à terapia de reposição hormonal.

Texto: Irene Lobo
Fonte: Agência Brasil

Publicado em: 07/05/2004

Compartilhar



Copyright © 2005 - Saúde em Movimento
Permitida a reprodução total ou parcial para uso acadêmico com citação.
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta.
A informação provida pelo Saúde em Movimento é designada para informar, e não para repor sua relação com profissionais da saúde.


Preparar para Impressão
 
Notícias Relacionadas
Artigo avalia contextos de vulnerabilidade para o HIV entre mulheres brasileiras.
Estudo prega tratamento direcionado a mulheres que buscam se livrar de vícios.
Estudo associa DTM à alteração genética no receptor de estrógeno.
Estudo analisa aplicação de vacina contra HPV após parto.
Metade das mulheres que usa o SUS já sofreu violência.
Mulheres jovens e menos instruídas se arrependem muito mais da laqueadura.
Mais notícias relacionadas






Receba semanalmente as últimas notícias na área da saúde. É de graça.
Nome:


e-mail:





Quando fica deprimido você:
Come
Perde o apetite

Resultado da Votação
Sugira uma pergunta
Resultados antigos


Envie esta reportagem
a um amigo.

Seu nome

Seu e-mail
e-mail do seu amigo


Favor preencher todos os espaços

Respeitamos os princípios HONcode da HON Foundation.
Verifique