Na semana passada, a cidade espanhola de Valência foi sede de um simpósio internacional sobre cerveja. Diversos estudos foram apresentados demonstrando os benefícios da ingestão moderada desta bebida. No entanto, uma pesquisa chamou a atenção de epidemiologistas, geriatras, ortopedistas, nutricionistas e cardiologistas.
A pesquisa afirma que o silício presente na cerveja ajuda a fortalecer a estrutura óssea humana, pois contribui para a formação de minerais e colágeno no corpo humano. Isso porquê beber cerveja moderadamente, supre de 60 a 70% das necessidades diárias deste mineral.
Logo, a cerveja pode ser utilizada na prevenção de osteoporose e na diminuição dos problemas cardiovasculares, além de possuir propriedade antioxidante.
"Tanto os homens quanto as mulheres que tomam cerveja com moderação e regularidade têm menos risco de sofrer infarto de miocárdio do que as pessoas que não bebem, devido à redução da coagulação sanguínea e ao aumento do colesterol de alta densidade, conhecido como "bom colesterol" ou HDL", declarou Martin Bobak, do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública do University College de Londres.
Para quem quiser saber mais, a monografia é formada pelas pesquisas produzidas no Departamento de Nutrição e Gastroenterologia do King`s College, de Londres, Reino Unido.
Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento