AVALIAÇÕES ONLINE
Avaliação Física
Avalie sua saúde
BUSCADOR
Academias
CALCULADORAS
Gasto calórico
Ingestão calórica
Outras Calculadoras
Clique aqui e ajude

 

Pesquisa confirma que andar meia hora por dia emagrece.
   

Segundo pesquisa publicada esta semana no Journal of the American Medical Association, mulheres que precisam perder peso deveriam andar uma hora por dia e reduzir um pouco as calorias consumidas.

Para aquelas que dizem não poder dedicar uma hora diária para exercícios, os pesquisadores indicam meia hora de caminhada, no mínimo. Isso pode contribuir para a perda de alguns quilos.

Na pesquisa, cientistas da Universidade Brown e da Universidade de Pittsburgh acompanharam 184 voluntárias sedentárias com média de 90 kg. Essas mulheres, com idades entre 21 e 45 anos, consumiram entre 1.200 a 1.500 calorias por dia e se exercitaram cinco dias por semana durante um ano.

As mulheres podiam escolher: se exercitar em esteiras continuamente ou em períodos de dez minutos, mas com vigor, não em ritmo de passeio. Elas usaram podômetros para a aferição da atividade física. A maioria delas perdeu peso durante a primeira fase da pesquisa. Em seguida, mantiveram o peso sob controle na segunda metade do estudo.

Ao final de um ano, as mulheres que se exercitaram de 50 a 60 minutos por dia e ingeriram cerca de 1.500 calorias diariamente perderam de 12 a 14% do seu peso inicial, algo em torno de 11 a 13 kg. Elas eliminaram pelo menos 2.000 calorias semanalmente com a programação de exercícios aliada à dieta. Já aquelas que se exercitaram de 30 a 40 minutos por dia e consumiram cerca de 1.500 calorias perderam 9% do peso inicial (entre 7 e 9 kg). Elas queimaram entre 1.000 e 1.500 calorias por semana com os exercícios.

Os pesquisadores afirmaram que se o exercício for executado em uma esteira, a velocidade mínima deve oscilar entre 5 e 6,5 km/h. Embora os pesquisadores não tenham estudado voluntários do sexo masculino, o mesmo também pode valer para eles.

Estudos anteriores corroboram esta pesquisa. Dados do Registro Nacional de Controle de Peso dos Estados Unidos indicam que um grupo com mais de 4.000 pessoas que perderam em média 30 kg, em um espaço de tempo de no mínimo cinco anos, tiveram de se exercitar entre 60 e 90 minutos diariamente. No final do ano passado, um relatório do Instituto de Medicina da Academia Nacional recomendou que os norte-americanos fizessem pelo menos uma hora de alguma atividade física por dia a fim de controlar o peso.

Fica então a dica, um consenso entre os especialistas de atividade física: Ou caminhe pelo menos uma hora todo dia, mesmo que você não esteja muito acima do seu peso. Ou caminhe meia hora diariamente, mas controle rigidamente sua dieta.

Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento

Publicado em: 14/09/2003

Compartilhar



Copyright © 2005 - Saúde em Movimento
Permitida a reprodução total ou parcial para uso acadêmico com citação.
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta.
A informação provida pelo Saúde em Movimento é designada para informar, e não para repor sua relação com profissionais da saúde.


Preparar para Impressão
 
Notícias Relacionadas
Artigo avalia contextos de vulnerabilidade para o HIV entre mulheres brasileiras.
Estudo prega tratamento direcionado a mulheres que buscam se livrar de vícios.
Estudo associa DTM à alteração genética no receptor de estrógeno.
Estudo analisa aplicação de vacina contra HPV após parto.
Metade das mulheres que usa o SUS já sofreu violência.
Mulheres jovens e menos instruídas se arrependem muito mais da laqueadura.
Mais notícias relacionadas






Receba semanalmente as últimas notícias na área da saúde. É de graça.
Nome:


e-mail:





Quando fica deprimido você:
Come
Perde o apetite

Resultado da Votação
Sugira uma pergunta
Resultados antigos


Envie esta reportagem
a um amigo.

Seu nome

Seu e-mail
e-mail do seu amigo


Favor preencher todos os espaços

Respeitamos os princípios HONcode da HON Foundation.
Verifique