Muita informação para você

Receba nossas reportagens semanalmente por e-mail, você só tem de assinar nosso Jornal Saúde. É de graça.

Nome:
e-mail:

Receba semanalmente as última notícias na área da saúde. É de graça.

Reportagens Antigas do Jornal Saúde

Mulheres se acham mais
gordas do que os homens,
revela estudo de Glasgow
 

As mulheres tendem a estar insatisfeitas com suas formas e ter uma auto-imagem distorcida, muito mais do que os homens, embora esses sejam mais gordos, revelaram nesta quinta-feira pesquisadores britânicos. "As mulheres têm mais probabilidade de pensar que estão pesadas demais para sua altura, mesmo quando têm o peso recomendado," disse dr. Carol

Emslie, pesquisadora da Universidade de Glasgow. "O ideal de beleza feminina ainda está ligado a corpos muitos magros."

Os distúrbios alimentares em adolescentes e jovens já foi alvo de muito estudo, mas Emslie e sua equipe descobriram que os problemas de imagem do corpo aparecem também em mulheres na faixa etária de 30 e 40 anos.

Os pesquisadores calcularam o índice de massa corporal, um medida padrão para detectar obesidade, de 3.500 homens e mulheres, empregados de um banco e de uma universidade na Escócia. Os participantes responderam se achavam que estavam acima do peso ou não.

Pelo IMC, mais de um terço dos bancários e 34,5 por cento dos funcionários da universidade foram considerados acima do peso, comparados com 20.7 das bancárias e menos de 30 por cento das mulheres na universidade.

Mas os homens que deveriam estar preocupados com o peso não estão e as mulheres que apresentaram bom índice achavam que precisavam emagrecer.

O estudo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health, revelou que as mulheres que trabalham na universidade têm três vezes mais probabilidade do que os homens de achar que estão acima do peso. No banco, a probabilidade das mulheres é dez vezes maior.

"Nossas descobertas sugerem que a preocupação a respeito da percepção das mulheres de seu próprio corpo tem fundamento," disse a pesquisadora.

A British Medical Association tem criticado a imagem de mulher veiculada pela mídia e a obsessão com modelos magras demais. E pede que a televisão e revistas de moda apresentem um corpo mais realista.

(Com informações da Reuters)
Fonte: CNN

Para voltar, use o botão voltar de seu navegador.