Musculação - Fatores de influência neurogênicos e Miogênicos
 
Fatores determinantes do ganho de força muscular:

Fator Neurogênico

O sistema nervoso central é de fundamental importância no exercícios e desenvolvimento da força muscular.

Coordenação intramuscular
Recrutamento
Nível de freqüência de ativação
Sincronização

Coordenação intermuscular
Diminuição da inibição dos órgãos tendinosos de Golgi
Excitabilidade dos motoneurônios a e/ou placa motora terminal.

Fator Miogênico

Hipertrofia influência na avaliação:

Segundo MORITANI (1979), ao se realizar novamente um teste após sete semanas de um treinamento contra-resistência, haverá um aumento de 17% na força, sem ganho da secção transversa muscular. (pesquisa realizada com os músculos flexores do cotovelo)

RASCH e MOREHOUSE, comprovam em um estudo realizado em seis semanas, utilizando o treinamento contra-resistência, que não houve ganho de força quando o instrumento utilizado foi diferente do primeiro.

Estes estudos comprovam a influência dos fatores neurais, que certamente contribuem para o incremento da força muscular máxima.

É impossível dizer o quanto do aumento de força é devido à aprendizagem motora (fatores neurais) ou às mudanças morfológicas (fatores hipertróficos).

Entretanto MORITANI propõe a utilização do instrumento de eletromiografia como uma metodologia possível para separa o nível de contribuição dos fatores neurais e miogênicos no aumento de força.

O fator hipertrófico é o principal elemento para o desenvolvimento da força, devido ao fator de estímulo do treinamento residir no tecido muscular.

Os fatores neurais contribuem largamente para o ganho de força somente nos estágios iniciais do treinamento (1 a 3/5 semanas, BAECHLE ou 1 a 4/6 semanas, MORITANI), com os fatores hipertróficos assumindo um papel dominante no curso do desenvolvimento da força.

Quando se realiza um teste de 1-RM no início do programa, o fator miogênico está sendo preponderante, já que ainda não ocorreu aprendizagem do movimento (fator neural).

Se o seu objetivo é avaliar a força "real" deve-se esperar a melhora dos fatores neurais e início dos fatores hipertróficos, corroborando com BAECHLE (1992), que diz que o teste de 1-RM deve ser realizado após cinco semanas de treinamento .

Fonte: Prof. Ms. Djalma Rabelo Ricardo e
Prof. Ms. Jeferson Macedo Vianna
Fone: (32) 3236-1081 / 9987-5089
E-mail: jeferson_vianna@uol.com.br
jvianna@faefid.ufjf.br

Data da Publicação: 16/02/2005
 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar