Personal Trainer - Palestra slides - Personal Training Tendências e Perspectivas
 
Fausto Arantes Porto

Palestra Ministrada Latin American Conference & Tradeshow
FITNESS BRASIL & IHRSA

Tema - Como Montar um Centro de Treinamento Físico Personalizado
São Paulo - Outubro - 2000
Professor - Fausto Arantes Porto - CREF-7 1387-DF

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Slides


Personal Training

Tendências e Perspectivas


Trainer ou Training ?

Personal = individual, particular

Training = treinamento, aprendizado

Trainer = treinador


Personal Training
= O serviço

Programa de atividade física personalizado ou individualizado segundo os objetivos do cliente e de seu quadro de saúde e de aptidão física.

( Como montar um Centro de Treinamento Físico Personalizado - Fausto Arantes Porto SEBRAE - 2000)


Personal Trainer
= O profissional

Profissional de Educação Física, responsável pela elaboração, pela prescrição e pelo acompanhamento de um programa de atividades físicas, definido segundo os objetivos do cliente e de seu quadro de saúde e aptidão física.

(Como montar um Centro de Treinamento Físico Personalizado
Fausto Arantes Porto
SEBRAE - 2000)


Como pode atuar esse profissional ?

Como profissional Autônomo

(Nas academias, em parques, na residência ou local de trabalho do cliente ... )

Em equipes como outros profissionais de Educação Física - Equipes, cooperativas, grupos ...

(Em Forma/BSB, Equipe Karappa/ Niterói, ABPT - Associação Brasileira de Personal Trainers ...)

Em equipes multidisciplinares - como hospitais, clínicas e centros ...

(Equipe BPM,INCOR, FITCOR, Rede SARA de hospitais ...)


A Tendência Mundial

" Atividade física e um direito de todos e uma necessidade básica" UNESCO

" A procura de bem-estar e melhor qualidade de vida é um fenômeno mundial irreversível"

Ana Maria Leopoldo Silva

" Empresas investem em programas de qualidade de vida para seus funcionários na busca do aumento da produtividade"

Folha de São Paulo- julho de 2000


Necessidades para o exercício profissional

Capacitação

Graduação e sucessivos cursos de pós-graduações

Domínio de idioma estrangeiro

Domínio de informática

Capacitação empresarial

Habilitação legal

Registro para o Legal exercício Profissional - CONFEF

Conduta ética

Ilibado exercício profissional

O Mercado da atividade física

Mais de 2 bilhões em negócios no ano de 1998

Mais de 15 mil academias e clubes em São Paulo

As academias de pequeno porte e o Personal Training são nichos com boas oportunidades

O Brasil e o maior importado de aparelhos domésticos de ginástica dos Estados Unidos

Fonte: Revista PEGN-06 1998


A profissão

Existem mais de 200 faculdades de Educação Física no Brasil

Revistas especializadas apontam o curso de Educação Física como uma das profissões mais promissores e com amplo mercado de trabalho (Veja 09/98 Guia do Estudante2000)

Profissões do Futuro - Salário médio

Administração 600,00 a 1.200,00

Agronomia 1.500,00

Computação 1.100,00

Educação Física 200,00 a 500,00

Economia 1.000,00 a 1.500,00

Publicidade 600,00 a 1.500,00

Turismo 450,00 a 900,00


A oportunidade

1,5 milhão de freqüentadores de academias (PEGN- 1998)

3,5 milhões de adeptos de caminhadas e exercícios em casa (PEGN - 1998)

O maior fator de risco para a saúde pública é o Sedentarismo com 57,3 % dos homens e 80,02 % das mulheres com um total de 69,3 da população de 15 a 59 anos avaliada no município de de São Paulo.(Programa Agita São Paulo)

Fontes estimam que entre 60 a 80% da população Brasileira seja Sedentária

Grau de envelhecimento da População Brasileira


Dificuldades

Como conquistar a clientela ?

Quanto Cobrar ?

Como Cobrar ?

Como otimizar seus horários ?

Como aumentar seus honorários?


Para reflexão

Personal Trainer ou Training ?

Essa é a melhor denominação para a atuação profissional?

Esse profissional atual em que área ?

Educacional - Esportiva - Aptidão Física - Saúde

Qual o perfil desse profissional perante a mídia e a sociedade ?

É uma imagem Positiva ou Negativa ?, É respeitado ?


Como Montar um Centro de Treinamento Físico Personalizado

Ficha Técnica

Tipo de Negócio : Personal Training

Setor de Atividade : Terciário.

Ramo de Atividade : Prestação de serviços.

Serviço : Avaliação, planejamento, prescrição, orientação, acompanhamento e assessoria de programas de atividade física.

Análise dos Riscos : Os riscos são médios, todo sucesso desse segmento, está direcionado à conquista e manutenção da clientela.


Princípios Básicos do Centro

Qualidade do quadro de profissionais

Qualidade e presteza no atendimento

Qualidade dos instrumentos e aparelhagem


Objetivos do Centro

Oferecer exclusividade no atendimento e no acompanhamento;

Promover maior motivação e incentivo ao cliente;

Viabilizar com objetividade, segurança e eficiência a elaboração dos programas;

Demonstrar a comodidade e as vantagens da escolha de locais, horários e atividades;

Viabilizar a satisfação necessária à continuidade do programa ;

Promover a realização dos objetivos do cliente;

Conquistar sua clientela e seu espaço no mercado.


Como ?

Cuidados na elaboração do Planejamento :

A qualificação técnica necessária

( graduação em Educação Física );

A elaboração do serviço ( Plano de negócio )

(o que ?, para quem?, quando ?, quanto?, como ? onde?)

A escolha do nome ( Comercial ou fantasia);

A escolha da logomarca e do logotipo;

Local físico da realização do serviço prestado ( onde ?);

Aquisição do material e equipamentos;

Levantamento do mercado (concorrentes e público alvo);

Documentação necessária (Federal,Estadual e Municipal)

Elaboração do cartão de visitas;

A confecção do uniforme;

Divulgação do serviço;

Abertura do espaço no mercado.


O que ?

Consultoria, assessoria, palestras e cursos

Elaboração e implementação de projetos

Avaliação Física

O planejamento, prescrição, orientação, supervisão e acompanhamento de um programa individualizado

Contrato de exclusividade

Franquias ( comercialização da estrutura comercial e administrativa).


Quanto ?

Art. 7º - O profissional de Educação Física deve fixar previamente o contrato de serviços, de preferência por escrito, em bases justas, considerando os seguintes elementos:

1- A relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade do serviço a ser prestado;

2 - O tempo que será consumido na prestação do serviço;

3 - A possibilidade de ficar impedido ou proibido de prestar outros serviços paralelamente;

4 - O fato de se tratar de cliente eventual, temporário ou permanente;

5 - Necessidade de locomoção na própria cidade ou para outras cidades, do Estado ou País;

6 - Sua competência, renome profissional e equipamentos e instalações;

7 - Maior ou menor oferta de trabalho no mercado onde estiver inserido;

8 - Valores médios praticados pelo mercado em trabalhos semelhantes.

Fonte: Código de Ética da Educação Física
Dos Benefícios e Honorários Profissionais


Onde ?

As aulas podem ser ministradas em uma série de locais(parques,clubes,academias,residências ...)

Escolha do ponto comercial - metragem necessária

Próximo de seu público alvo (comodidade)

Bairro ou setor de maior poder aquisitivo

Estacionamento (capacidade-manobrista-segurança)

O local deve ser aprazível, se possível com área verde

Cuidados com a ventilação e a iluminação

Observação de outros pontos comerciais próximos

(favoráveis - desfavoráveis)

Sugestão - convênios ou a locação de espaços em clubes, hotéis, centros comerciais ou centros médicos


Para quem ?

Quem é seu público alvo ?

( Estética - Performance - Saúde)

Necessidade de especialização

Qual o seu perfil ?

Sexo ?

Idade ?

Local de moradia ?

Onde trabalha ?

Posição Financeira ( renda ) ?

Grau de instrução ?

Como ser encontrado ?

O que faz nas horas vagas ?


Qual o mercado desse segmento ?

Mercado Consumidor

Quem é seu público alvo ?

(estética, saúde, ou performance )

Mercado Concorrente

Aproveite boas idéias e evite grandes pecados - Analise localização, atendimento, qualidade de serviços, preços, tempo de mercado, estratégias de marketing e procedimentos operacionais.

Mercado Fornecedor

Localização, facilidade de acesso, atendimento, qualidade dos produtos ou serviços, pontualidade de entrega, capacidade de entrega, garantia dos produtos, Suporte e Manutenção e Relacionamento


Características e Comportamento de um
Empreendedor de Sucesso

1 - Buscar oportunidade e iniciativas

2 - Ter persistência em sua atuação

3 - Só correr Riscos Calculados

4 - Preocupar-se com a exigência de qualidade e eficiência

5 - Envolvimento e compromisso com seu produto ou serviço

6 - Pesquisar e buscar informações em seu mercado

7 - Estabelecer metas, limites e objetivos

8 - Elaborar sempre o planejamento e efetuar a monitoração sistemática de sua empresa ou negócio

9 - Ter persuasão e estabelecer sua rede de contatos (parcerias são bem vindas)

10 - Através de sua experiência e informações desenvolver uma atuação de forma independente e confiante (imparcial e equilibrada ).


Capacitação Empresarial

Dentre instituições públicas e privada destacamos o SEBRAE

Programa Brasil Empreendedor programa para micros e pequenas empresas, através da capacitação gerencial, creditícia e assessoria técnica, cursos gratuitos.

Empretec -Workshop que trabalha em descobrir e aperfeiçoar as características do Empreendedor.

A nível regional - Balcões SEBRAE e os cursos de aperfeiçoamento como : Ações e Estratégias de Marketing, Como organizar uma empresa, Iniciação Empresarial, Gerência Básica ...

E ainda conta com vasto material de suporte ao empresários, livros, fitas, teses, publicações especializadas...


Linhas de Créditos

No programa Brasil Empreendedor, prevê a realização de mais de 1 milhão de operações de crédito com juros subsidiados com um total de 12 bilhões de reais

Recursos disponibilizados pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia

Entre as varias linhas de créditos abertas para capital de giro, aquisição de bens, máquinas e equipamentos , existe o destaque para o programa PROGER Recém-Formados da CEF

Observação – Para a liberação do crédito as instituições financeiras analisam o cadastro, estabelece limites de créditos, capacidade de pagamento, verificam garantias, adotando os procedimentos normais de um banco para liberação de crédito.


Conclusões

1 - Necessidade de capacitação empresarial

2 - Maior profissionalização dos serviços

3 - Possibilidade do trabalho em equipe e realização de parcerias harmônicas

4 - Especialização em sua área de atuação

5 - Buscar o diferencial perante a concorrência


Agradeço a todos os presentes e a organização do evento por essa oportunidade !!!

Para Contato:

Fausto Arantes Porto - CREF -7 n. 1387 - G/DF

Telefone : 061 - 9977.00.12

E-mail - fausto@saudeemmovimento.com.br

Página - www.saudeemmovimento.com.br

Data da Publicação: 07/06/2002
 

 
 
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