Cereal de aveia ajudaria a reduzir dosagem de medicação para hipertensão
 

O consumo diário de cereal de aveia integral baixa a pressão sangüínea e permite a redução da dosagem da medicação de pacientes que já fazem tratamento para controlar a hipertensão, afirmaram cientistas.

Em um primeiro estudo, Joel J. Pins, da Escola de Medicina da Universidade de Minnesota, em Minneapolis, e seus colegas administraram diariamente a um grupo de voluntários que sofriam de hipertensão 137 gramas de cereal de aveia, com 12 gramas de fibras e seis gramas de fibra solúvel, e a outro, cereal de trigo com três gramas de fibras e cerca de um grama de fibra solúvel.

Os pesquisadores afirmam na edição de abril da publicação Journal of Family Practice que 73 por cento dos 45 participantes do estudo que consumiram aveia diariamente puderam reduzir a medicação para hipertensão.

Após 12 semanas, a média de colesterol total deles caiu em 15 por cento, o LDL - o colesterol ruim - diminuiu em 16 por cento, e os níveis de glicose no sangue melhoraram significativamente.

No entanto, durante as seis semanas posteriores ao estudo, dois terços deles tiveram que retomar a dosagem inicial dos remédios.

Em comparação, 42 por cento dos 43 voluntários que consumiram cereal de trigo puderam diminuir a medicação para hipertensão mas não mostraram significativa redução no colesterol total ou nos níveis de LDL.

Em um segundo estudo, os mesmos pesquisadores submeteram 18 pessoas, que sofriam de hipertensão mas não faziam nenhum tratamento para o problema, a uma intervenção similar ou "dieta de controle".

Também neste caso, o grupo que ingeriu cereal de aveia mostrou uma redução da pressão após seis semanas. E as alterações no colesterol foram similares.

"Essas conclusões demonstram que os médicos têm razões para recomendar a seus pacientes hipertensos um regime diário que inclua aveia integral em conjunção com a terapia de costume", afirmou a equipe de Pins.

(Com informações da Reuters)

Fonte: CNN

Data da Publicação: 06/05/2002
 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar