Nova vacina contra câncer de cólon-retal tem resultados promissores
 

Uma nova vacina contra o câncer de cólon e de reto, criada a partir da engenharia genética, tem-se revelado promissora nos primeiros testes clínicos com humanos, revelaram na segunda-feira pesquisadores norte-americanos durante o trigésimo sétimo congresso anual da American Society of Clinical Oncology , Asco, em San Francisco.  

O estudo, realizado por uma equipe chefiada pelo dr. Lawrence Fong, da Universidade de Stanford, abrangeu 12 pacientes com câncer de cólon ou reto em fase terminal.

Para criar a vacina, os pesquisadores injetaram nos pacientes a substância FLT-3, que multiplica o número de células dendríticas produzidas normalmente pelo organismo.

As células dendríticas, que são muito raras, têm a função essencial de indicar às células do sistema imunológico quais alvos devem atacar.

Em seguida, os pesquisadores retiraram algumas células dendríticas dos pacientes para modificá-las injetando a proteína CEA, encontrada em altos níveis nas células cancerosas.

Os pesquisadores também modificaram ligeiramente a proteína CEA para que fosse mais facilmente identificada pelas células do sistema imunológico.

Como resultado, essas células dendríticas "carregadas" de CEA modificada provocaram uma forte resposta imunológica contra a CEA contida nas células cancerosas.

Dos 12 pacientes testados, quatro mostraram claros sinas de progressos clínicos e em dois o tumor desapareceu completamente, reaparecendo em um dos casos quase um ano depois. Em outros dois casos, o câncer ficou estabilizado durante seis meses, antes de retomar sua progressão.

"Os resultados são promissores", disse o doutor Fong, agregando que vai testar a vacina em pacientes com tumores em estágios menos avançados.
(Com informações da Agence France Presse)

Fonte: CNN
 

Data da Publicação: 11/02/2002
 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar