Consumo de carne vermelha sobe o risco de câncer no intestino.
 

Pesquisadores do centro de Investigação Prospectiva sobre o Câncer e a Nutrição da Europa (Epic) afirmaram esta semana que encontraram novos indícios de que o consumo de carne vermelha pode provocar câncer no intestino.

O estudo é o maior já feito sobre o assunto e investigou os hábitos alimentares de meio milhão de pessoas européias ao longo de uma década. O resultado é que os pesquisados que comiam mais de duas porções de 80 gramas de carne vermelha por dia, tinham 35% mais chances de desenvolver o mal do que aqueles que ingeriam apenas uma porção de 80 gramas por semana.

O perigo está em todos produtos que contenham carnes vermelhas, como a bovina, caprina e suína, além dos derivados, como o bacon e o presunto. Eles são potencializadores de câncer no intestino, de acordo com a pesquisa publicada esta semana na Revista do Instituto Internacional do Câncer.

Entretanto, é preciso ressaltar que as pessoas que ingerem muitas fibras por meio de alimentos como verduras, frutas e cereais, estão menos sujeitas a este tipo de câncer. O consumo de peixe também diminui o risco de desenvolver o mal.

Texto: Cassiano Sampaio
Fonte: Redação Saúde em Movimento

Data da Publicação: 19/06/2005
 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar