Personal Trainer - Ponto de Vista
Treinamento Individual

 

Autor: Paulo Gentil
Graduado em Educação Física pela Universidade de Brasília.
Mestrando da Universidade Católica de Brasília
Pós-graduado em Musculação e Treinamento de Força pela Gama Filho e em Fisiologia do Exercício pela Veiga de Almeida.
Presidente do Gease
Coordenador de musculação da Academia Resistência Física
Treinador de força da triatleta Mariana Ohata
Treinador da equipe profissional do Gama de basquete

Com o crescimento da procura pela perfeição estética e qualidade de vida, surgiu uma nova ramificação profissional da Educação Física: os personal trainers, ou simplesmente treinadores individuais. Pessoas procurando atendimento diferenciado e treinamentos mais elaborados recorrem a esses profissionais para alcançar seus resultados pois infelizmente, o professor de academia dificilmente pode atender de maneira individualizada todos os alunos.

A chave do sucesso de um programa de exercícios não está somente em escolher os exercícios certos, mas sim em aplicar e acompanhar a metodologia adequada a situação. É essencial saber a hora de interromper o exercício, fazer os ajustes biomecânicos necessários, manipular tempos de descanso, calcular a progressão do volume e intensidade, alterar os métodos no momento oportuno, enfim o controle global do planejamento é uma tarefa árdua que exige dedicação e competência.

Em pesquisa feita no Laboratório de Performance Humana da Ball State University, um grupo de pesquisadores liderados por MAZZETTI, com presença do ilustre William Kraemer, procurou verificar se a supervisão influenciaria diretamente nos resultados de um programa de treinamento. A amostra foi dividida em dois grupos seguindo a mesma periodização linear de musculação, ou seja, ambos os grupos realizaram o mesmo tipo de treino. De acordo com os resultados, o grupo treinando sob supervisão obteve maiores ganhos de força e massa magra, o que os autores atribuíram ao controle mais rigoroso da intensidade. Se seguindo a mesma periodização o grupo supervisionado obteve melhores resultados, imagine quão grande seria a diferença com uma metodologia montada e acompanhada individualmente.

Quando fala-se em contratar um treinador particular, a questão que mais assusta é o preço, porém se esse aspecto for analisado minuciosamente, veremos que os custos estão longe de serem absurdos. Pense no dinheiro que você gasta com bebidas alcoólicas em bares, boates, churrascos, restaurantes e outros. Pense nos gastos com remédios e outras drogas. Pense nos gastos que tem e provavelmente terá com médicos. Pense nas quantias gastas com insumos capitalistas para aliviar tensões como: roupas, calçados, jóias... Grande parte desses custos relativamente inúteis serão amenizados se você estiver equilibrado física e psicologicamente. O investimento na prática bem orientada de atividades físicas pode lhe trazer benefícios impagáveis como o bem-estar físico e psicológico.

Porém nem tudo são flores, como em todas as áreas, existem profissionais excepcionais, bons, médios, ruins, péssimos e por aí vai. Com a rápida procura por este serviço, muitos oportunistas viram um meio de ganhar dinheiro fácil, fazendo nome com um trabalho medíocre e estratégias que nada tem a ver com qualidade profissional. È fácil ver profissionais conhecidos que não conseguiriam manter uma conversa técnica de 10 minutos.

Portanto se você tem possibilidade de contratar os serviços de um treinador particular, vá em frente, porém escolha muito bem a pessoa a quem você vai confiar sua saúde e em quem você vai investir seu dinheiro.

Referências Bibliográficas

MAZZETTI SA, KRAEMER WJ, VOLEK JS, DUNCAN ND, RATAMESS NA, GOMEZ AL, NEWTON RU, HAKKINEN K, FLECK SJ. The influence of direct supervision of resistance training on strength performance. Med Sci Sports Exerc 2000 Jun;32(6):1175-84.

Data da Publicação: 30/04/2004
 

 
 
Para imprimir, utilize a opção de impressão do seu navegador
 
Voltar