Manual de Diagnóstico e Estatístico para Autismo - DSM-IV
Os mais atuais critérios de diagnóstico da DSM-IV até o
momento, que ilustram as características do indivíduo autista, são:
Importante: As informações a seguir servem apenas como referência. Um diagnóstico
exato é o primeiro passo importante em qualquer situação; tal diagnóstico pode ser
feito apenas por um profissional qualificado que esteja a par da história do indivíduo.
CRITÉRIOS DE DIAGNÓSTICO DO AUTISMO
A. Somar um total de seis (ou mais) itens
dos marcadores (1), (2), e (3), com pelo menos dois do (1), e um do (2) e um do (3).
1. Marcante lesão na interação social, manifestada por
pelo menos dois dos seguintes itens:
a. |
Destacada diminuição no uso de
comportamentos não-verbais múltiplos, tais como contato ocular, expressão facial,
postura corporal e gestos para lidar com a interação social. |
b. |
Dificuldade em desenvolver relações de
companheirismo apropriadas para o nível de comportamento. |
c. |
Falta de procura espontânea em dividir
satisfações, interesses ou realizações com outras pessoas, por exemplo: dificuldades
em mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse. |
d. |
Ausência de reciprocidade social ou
emocional. |
2. Marcante lesão na
comunicação, manifestada por pelo menos um dos seguintes itens:
a. |
atraso ou ausência total de desenvolvimento
da linguagem oral, sem ocorrência de tentativas de compensação através de modos
alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímicas. |
b. |
em indivíduos com fala normal, destacada
diminuição da habilidade de iniciar ou manter uma conversa com outras pessoas. |
c. |
ausência de ações variadas, espontâneas e
imaginárias ou ações de imitação social apropriadas para o nível de desenvolvimento.
|
3. Padrões restritos, repetitivos
e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um
dos seguintes itens:
a. |
Obsessão por um ou mais padrões
estereotipados e restritos de interesse que seja anormal tanto em intensidade quanto em
foco. |
b. |
Fidelidade aparentemente inflexível a rotinas
ou rituais não funcionais específicos. |
c. |
Hábitos motores estereotipados e repetitivos,
por exemplo: agitação ou torção das mãos ou dedos, ou movimentos corporais complexos. |
d. |
Obsessão por partes de objetos. |
B. Atraso ou funcionamento anormal
em pelo menos uma das seguintes áreas, com início antes dos 3 anos de idade:
1. |
Interação social. |
2. |
Linguagem usada na comunicação social. |
3. |
Ação simbólica ou imaginária. |
C. O transtorno não é melhor
classificado como transtorno de Rett ou doença degenerativa infantil.
Fonte: AMA
- Associação de Amigos do Autista
Veja também:
Autismo
Classificação
Internacional de Doenças (CID-10) da Organização Mundial de Saúde
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