AVALIAÇÕES ONLINE
Avaliação Física
Avalie sua saúde
BUSCADOR
Academias
CALCULADORAS
Gasto calórico
Ingestão calórica
Outras Calculadoras



Sonambulismo pode ser ´genético´, dizem cientistas

Adultos que sofrem de sonambulismo poderão saber se o problema tem suas origens na composição genética de cada um.

A sugestão é de um grupo de cientistas do Hospital Universitário de Berna, na Suíça, que estudou pacientes que andam durante o sono, por um período de 30 anos.

Segundo os cientistas, o sonambulismo entre adultos está relacionado a problemas em uma fase do sono conhecida como Movimento Rápido do Olho (REM, em inglês).

O sonambulismo pode levar a situações perigosas - um estudo americano indicou que 32% dos sonâmbulos sofrem com incidentes violentos e 19% já se feriram enquanto andavam dormindo.

Genes

A chave para o problema estaria na região de um dos cromossomos humanos conhecida como sistema HLA.

O sistema contém mais de 100 genes que se dedicam basicamente ao controle da produção de proteínas relacionadas com o sistema imunológico.

Os pesquisadores descobriram um tipo específico dos genes que, segundo a teoria da equipe, poderia deixar as pessoas mais suscetíveis ao sonambulismo.

Eles encontraram este tipo em 50% dos pacientes examinados, mas em apenas 24% das pessoas sem sonambulismo também testadas.

REM

Segundo o dr. Claudio Bassetti, da Universidade da Suíça, em Zurique, a fase REM do sono geralmente é acompanhada por uma paralisia fisiológica, que impede que as pessoas "ajam" durante o sonho.

"Em pessoas com problemas nessa fase do sono, a paralisia não ocorre", disse o médico.

No estudo realizado na Suíça, 25% dos pacientes testados indicaram um aumento da atividade muscular durante essa fase do sono.

Do grupo examinado, 58% já sofriam com sonambulismo desde a infância, enquanto 24% deles também tinham parentes com o mesmo problema.

O diretor de um centro de pesquisa sobre o sono em Londres, professor Chris Idzikowski, disse que o sonambulismo é bastante difícil de tratar.

Mas ele afirmou que a aparente descoberta de uma origem genética para o problema pode ajudar os médicos a diagnosticar os casos de sonambulismo.

Fonte: BBC

Data da Publicação: 21/04/2002

Compartilhar

Copyright © 2003 - Saúde em Movimento
Permitida a reprodução total ou parcial para uso acadêmico com citação da fonte.
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta.

 
 
Voltar







Receba semanalmente as últimas notícias na área da saúde. É de graça.
Nome:


e-mail:




Respeitamos os princípios HONcode da HON Foundation.
Verifique