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Uso de ferro de quelato pode ser eficaz no controle da anemia em crianças.

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A adição de arroz fortificado com ferro à dieta infantil pode ser útil no controle da anemia quando o consumo do alimento é adequado. A sugestão é retirada de um estudo, feito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e publicado na última edição da revista Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz, que investigou o efeito dessa fortificação semanal sobre a freqüência de anemia e concentração de hemoglobina em 360 crianças de 1 a 5 nos matriculadas em creches públicas no Rio de Janeiro.

Para a análise foram selecionadas duas creches e, durante 16 semanas, uma recebeu arroz fortificado com ferro de quelato e a outra o mesmo alimento, mas com placebo. Segundo os estudiosos, várias pesquisas na última década mostraram sucesso no controle da anemia em pré-escolares, sendo o ferro de quelato um dos minerais mais empregados. No entanto, esse é o primeiro estudo que utiliza um grupo de controle para comparação.

A boa aceitação do alimento fortificado e a ausência de alterações sensoriais e de efeitos adversos são características que depõem a favor da utilização desse composto de ferro, observadas neste e outros estudos nacionais”, afirmam os pesquisadores. “Embora o sulfato ferroso tenha custo mais baixo, o ferro quelato apresenta biodisponibilidade cinco a sete vezes maior e, por isso, pode ser utilizado em quantidades e períodos de tempo menores, trazendo vantagem econômica mesmo que o preço por quilo desse composto seja superior ao outro.”

Os resultados apontaram que a prevalência de anemia reduziu em ambos os grupos verificados. No grupo que recebeu o ferro, a diminuição foi de 37,8% para 23,3% e no que não recebeu, de 45,4% para 33,3%. A concentração de hemoglobina no sangue aumentou em ambos os casos, sendo maior o aumento nas crianças que receberam quantidade total de ferro maior ou igual a 53 miligramas. 

Os pesquisadores ainda comentam que a redução da anemia no grupo de controle levanta alguns questionamentos. “A presença semanal do investigador para a aplicação do placebo é um fator que pode ter interferido, involuntariamente, na rotina da instituição e ter contribuído para a melhora observada no grupo de controle”, esclarecem os estudiosos. “Tanto profissionais que trabalhavam na creche (merendeiras, professoras) quanto os responsáveis podem ter alterado seu comportamento em relação à alimentação e saúde da criança, intensificando os cuidados, visando evitar a constatação de possíveis falhas na atenção prestada”.

De acordo com os estudiosos, ainda há a necessidade de mais análises que complementem esse resultado. “Recomenda-se que, em estudos futuros, a periodicidade e a dose necessária para alcançar efeitos preventivos e/ou curativos significativos em intervenções do tipo sejam mais profundamente investigadas, bem como se verifique a influência da utilização simultânea de outros suplementos”, concluem os pesquisadores.

Texto: Renata Moehlecke
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Data da Publicação: 12/03/2009

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