AVALIAÇÕES ONLINE
Avaliação Física
Avalie sua saúde
BUSCADOR
Academias
CALCULADORAS
Gasto calórico
Ingestão calórica
Outras Calculadoras



Acne em adultos pode ser sinal de diabetes.

Joana chega ao consultório reclamando de queda de cabelo. Paula procura o dermatologista porque tem 30 anos e ainda está com acne. Marina vai ao médico preocupada com o excesso de pêlos no rosto. Mas, o que grande parte das pacientes não sabe é que esses problemas podem esconder doenças mais sérias: a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e até mesmo o diabetes.

O alerta é da dermatologista Cristiane Dal Magro: "Muitos pacientes adultos nos procuram com o objetivo de acabar com a acne ou o excesso de pêlos e, em muitos casos, durante a investigação destes problemas, nós acabamos descobrindo que existem outras doenças que ainda não revelaram sintomas em outros locais".

Entre 5 e 10% da população feminina tem a SOP. Desse total, 25 % apresentam acne e 70 a 90% excesso de pêlos. O ciclo menstrual irregular também é um sintoma comum da Síndrome.

Pesquisas recentes revelam que algumas mulheres com acne possuem dificuldade em metabolizar açúcares, que é a chave do problema. Esse distúrbio ocorre com maior freqüência em pessoas jovens e obesas.

"Por um mecanismo ainda não conhecido a insulina não consegue ter sua ação normal, que é levar a glicose para dentro das células e transformá-la em energia. Com isso há uma produção cada vez maior de insulina. Esse aumento provoca a formação de múlitplos cistos no ovário, que produzem hormônios masculinos em excesso e a acne aparece como conseqüência. Neste caso, as espinhas podem ser sim uma manisfestação do diabetes", afirma a médica.

As mulheres precisam ficar atentas antes de se submeter a qualquer tratamento para acne ou excesso de pêlos faciais. A recomendação é fazer primeiro uma investigação laboratorial. Se alguma alteração for diagnosticada, o ginecologista ou endocrinologista deve orientar no tratamento. A Dra. Cristiane faz outro alerta: A taxa de lipídeos sanguíneos também deve ser avaliada, "pois podem ocorrer problemas no metabolismo das gorduras, predispondo a doenças cardiovasculares".

Além do controle hormonal, que é fundamental, a acne pode ser tratada com produtos de uso local ou oral, dependendo da gravidade de cada paciente. Para a remoção dos pêlos indesejáveis da face, os lasers são muito eficazes se associados ao controle dos hormônios.

Texto: Letícia Diniz e Williane Rodrigues

Data da Publicação: 24/05/2006

Compartilhar

Copyright © 2003 - Saúde em Movimento
Permitida a reprodução total ou parcial para uso acadêmico com citação da fonte.
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta.

 
 
Voltar







Receba semanalmente as últimas notícias na área da saúde. É de graça.
Nome:


e-mail:




Respeitamos os princípios HONcode da HON Foundation.
Verifique