AVALIAÇÕES ONLINE
Avaliação Física
Avalie sua saúde
BUSCADOR
Academias
CALCULADORAS
Gasto calórico
Ingestão calórica
Outras Calculadoras



Psicólogo realiza testes favoráveis ao uso de genéricos para epilepsia.

Testes realizados em voluntários sadios de ambos os sexos apontaram uma alternativa de medicamento genérico para o tratamento da epilepsia. Como a doença exige um acompanhamento periódico e a ingestão contínua de remédios, é importante criar condições de baratear o custo dessas formulações para os portadores da enfermidade sem condições financeiras de arcar com uma despesa mensal que, em geral, varia entre R$ 50 a R$ 120, considerando os produtos disponíveis no mercado. No caso de medicamentos genéricos este custo poderia cair para 40% do valor, dependendo da formulação.

O psicólogo Sandro Evandir de Oliveira realizou pesquisa de mestrado na Faculdade de Ciências Médicas, orientada pelo professor Gilberto De Nucci, em que visou comparar a biodisponibilidade de duas formulações da substância oxcarbazepina em comprimidos de 600 mg, produzido por laboratório brasileiro. No trabalho, Oliveira comparou a formulação de referência - disponível no mercado - com as combinações do medicamento genérico, e constatou resultados favoráveis à utilização do genérico.

A epilepsia tem uma das suas maiores incidências nos países em desenvolvimento, sendo que no Brasil ela alcança 3 milhões de portadores dos distúrbios. Trata-se de um mal crônico em que o portador depende de medicamentos por vários anos. Um problema, no entanto, é o mito em relação aos medicamentos genéricos quanto à sua eficácia para o tratamento adequado. Neste sentido, os testes realizados pelo psicólogo abrem caminho para uma comprovação científica da qualidade do produto. "O custo do genérico é muito mais baixo. Mas existem as exigências da legislação quanto ao controle de qualidade e de testes de equivalência e bioequivalência que garantam a eficácia do medicamento", explica Sandro Oliveira.

Texto: Raquel do Carmo Santos
Fonte: Jornal da Unicamp

Data da Publicação: 08/05/2006

Compartilhar

Copyright © 2003 - Saúde em Movimento
Permitida a reprodução total ou parcial para uso acadêmico com citação da fonte.
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta.

 
 
Voltar







Receba semanalmente as últimas notícias na área da saúde. É de graça.
Nome:


e-mail:




Respeitamos os princípios HONcode da HON Foundation.
Verifique