A "World Summit on
Physical Education" reforça a importância da Educação Física como um processo
permanente de desenvolvimento humano e de qualidade de vida.
Isto é particularmente importante para toda criança tal como articulado na Convenção
Internacional dos Direitos da Criança.
Todas as crianças têm direito à:
(1) maior nível de saúde;
(2) educação primária obrigatória e livre para o desenvolvimento físico e
cognitivo;
(3) lazer e descanso; jogo e recreação.
AGENDA DE BERLIM CONVOCA GOVERNANTES E MINISTROS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO FÍSICA E
ESPORTE:
Implementar políticas para a Educação Física como um direito humano para todas as
crianças;
Reconhecer que a qualidade da Educação Física depende de educadores bem qualificados e
tempo programado com o currículo, com os quais é possível promover um nivelamento
quando outros recursos são escassos, como acontece com equipamentos;
Investir em treinamento inicial para profissionais e desenvolvimento de educadores;
Apoiar a pesquisa para melhorar a eficácia e a qualidade da Educação Física;
Articular com instituições financeiras internacionais a inclusão da Educação Física
como parte de sua definição de Educação;
Reconhecer a função distinta da Educação Física na saúde física, no
desenvolvimento integral humano e no apoio e interação com comunidades;
Reconhecer que a falta de atividades físicas representa um custo maior em cuidados com a
saúde do que em investimentos necessários para Educação Físico;
Propõe-se, então, uma Educação Física de qualidade porque:
É um meio efetivo de inclusão social com o significado de promover em todas as crianças
- qualquer que sejam suas capacidades/incapacidades, sexo, idade, cultura, etnia,
religião ou nível social - com as habilidades, atitudes, valores, conhecimento e
entendimento para a participação permanente em atividade física e esportes;
Ajuda a assegurar o desenvolvimento integrado e completo de mente, corpo e espírito;
É o único conteúdo escolar cujo foco principal está no corpo, atividade física,
desenvolvimento físico e saúde;
Ajuda as crianças a desenvolver modelos e interesses em atividade física que são
essenciais para o desenvolvimento saudável e que é uma posição básica para adultos
com estilos de vida saudáveis;
Ajuda as crianças a desenvolver o respeito pelo seu corpo e pelo corpo dos outros;
Desenvolver o entendimento da função da atividade física na promoção da saúde;
Contribui para a autoconfiança e auto-estima das crianças;
Realça o desenvolvimento social preparando as crianças a lidar com a competição,
vitória e derrota; e cooperação e colaboração;
Promovem as capacidades e conhecimentos para o trabalho futuro em esporte, atividade
física, recreação e lazer, uma área crescente de empregos.
Berlim, 05 de novembro de 1999.
Fonte: Jornal - CONFEF. |