AVALIAÇÕES ONLINE
Avaliação Física
Avalie sua saúde
BUSCADOR
Academias
CALCULADORAS
Gasto calórico
Ingestão calórica
Outras Calculadoras



Pesquisa relaciona compulsão alimentar a estado de ansiedade.

Pouco estudado, mas invariavelmente presente em grande parte dos casos de obesidade, o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), começa a ser desvendado por especialistas. Estudo recente realizado na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp pela psicóloga Ione Margarida de Souza Coletty acrescentou mais uma peça ao quebra-cabeça. A psicóloga relacionou o transtorno ao estado de ansiedade de adolescentes obesos e com sobrepeso, e constatou que os indivíduos do grupo identificado com o distúrbio apresentaram níveis significativamente maiores de ansiedade e de obesidade. "Supõe-se que exista um círculo vicioso, pois a pessoa ansiosa pode desenvolver o TCAP e, conseqüentemente, a obesidade, que por sua vez pode levar à ansiedade", explica.

Como integrante de um grupo de medicina preventiva da Unimed regional Baixa Mogiana, Ione perseguiu sua teoria de que a ansiedade estaria diretamente relacionada ao transtorno. E conseguiu. Em sua dissertação de mestrado "Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) e ansiedade em adolescentes obesos", orientada pelo professor Francisco Baptista Assumpção Júnior, observou que os graus maiores de ansiedade mostraram-se associados à compulsão alimentar, abrindo caminho para muitas outras abordagens. Embora ainda não conste dos manuais, trata-se de um distúrbio pertencente à família dos transtornos como anorexia e bulimia - também relacionados à alimentação (no primeiro ocorre a perda do apetite e, no segundo, há um exagero mórbido do apetite seguido por comportamentos compensatórios inadequados).

O TCAP caracteriza-se, principalmente, pela ingestão recorrente de alimentos - doces e salgados ou alternando um e outro - por um período limitado em uma quantidade maior do que a pessoa consumiria em estado normal, acompanhado de uma perda de controle sobre os impulsos para comer. "Depois de comer muito, a pessoa tem a sensação de angústia e culpa. Se isto ocorre pelo menos duas vezes na semana, já se pode diagnosticar o transtorno", argumenta a psicóloga. Na população obesa, a incidência do TCAP está entre 30 e 40% e, na população em geral, também se observa a anomalia entre 2 e 3%.

Fonte: Jornal da UNICAMP

Data da Publicação: 01/09/2005

Compartilhar

Copyright © 2003 - Saúde em Movimento
Permitida a reprodução total ou parcial para uso acadêmico com citação da fonte.
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta.

 
 
Voltar







Receba semanalmente as últimas notícias na área da saúde. É de graça.
Nome:


e-mail:




Respeitamos os princípios HONcode da HON Foundation.
Verifique