AVALIAÇÕES ONLINE
Avaliação Física
Avalie sua saúde
BUSCADOR
Academias
CALCULADORAS
Gasto calórico
Ingestão calórica
Outras Calculadoras



Personal Trainer - Ponto de Vista
Personal Trainer completo

Autor:
Daniel Navarro

 

A atualização profissional garante a qualidade do trabalho e vida longa no mundo dos negócios

O aluno quer ficar forte e em forma. O personal trainer concorda. Eles combinam um encontro logo na manhã seguinte. Aí o instrutor passa uma aula de musculação. Estranho, não é? No final do dia o mesmo treino foi feito por inúmeras pessoas. Mais esquisito ainda, né? Essa rotina é mais comum do que se imagina. Quem garante é o personal trainer Luís Otávio Moscatello, mais conhecido como Tavicco. "Muitos profissionais de fitness ainda têm essa visão incompleta e equivocada sobre a profissão", lamenta. O instrutor que trabalha nessa área tem que conhecer muito bem o aluno. Além disso, o mercado do treinamento pessoal é muito maior do que parece.

Mas não são todos que já acordaram para essa realidade. "As academias não oferecem programas para a terceira idade, diabéticos, hipertensos e portadores de outras patologias", lembra o personal trainer Artur Monteiro. Cada pessoa nasce com um biótipo e desenvolve uma determinada condição física. É por essa razão que o personal trainer deve planejar uma programação personalizada de exercícios. "Só assim, o aluno terá mais qualidade de vida e saúde por muito mais tempo", conta Tavicco.

Para a preparação de uma aula, o treinador deve conhecer muito bem o aluno. Nesse caso, antes de iniciar uma programação de treinamentos, o profissional tem que fazer uma avaliação completa e realizar um ótimo trabalho de investigação levando em conta as necessidades e objetivos de cada um.

Tavicco conta que uma boa avaliação leva um bom tempo para ser preparada. "O instrutor deve levantar um histórico sobre as atividades físicas feitas antes, fazer um estudo de nutrição, checar a condição física e verificar os objetivos do aluno".

O personal trainer José Carlos Gallo completa: "Deve-se abordar todos os aspectos, seja para promoção de saúde, performance atlética, estética ou apenas lazer." As aulas não podem ficar presas somente na musculação. Os exercícios que beneficiam as funções cardiopulmonar, muscular e de flexibilidade não podem ser esquecidos. O planejamento tem que buscar o equilíbrio entre essas três áreas. Esse é o segredo da longevidade. Se somente a estética corporal é lembrada, um dia o corpo vai reclamar. "Em curto prazo o aluno vai ficar satisfeito, mas depois as conseqüências podem ser terríveis e aí perdemos os clientes", explica Tavicco.

Os problemas de saúde por causa de um planejamento desequilibrado, incluem desde problemas posturais até lesões musculares gravíssimas. Estudar muito, fazer especialização, pós-graduação, participar constantemente de cursos é importante tanto para um personal trainer experiente quanto para um aluno de educação física que sonha em seguir a carreira. Só que o trabalho de um treinador pessoal não pode só consistir na construção de corpinhos sarados. "A estética não deve ser o único objetivo", conta Gallo. Tavicco concorda com a afirmação. "Muita gente que poderia estar aproveitando os benefícios de um profissional completo fica de fora", diz. Indivíduos na terceira idade, pessoas que fazem fisioterapia, que desejam emagrecer, atletas de final de semana são só uma pequena amostra.

É por essa razão que a segmentação torna-se o diferencial em um mercado cada vez mais competitivo. "A especialização em determinadas áreas de atuação deixará para trás os profissionais desatualizados", revela Tavicco. Vale ressaltar a importância do investimento no marketing pessoal e na administração do próprio negócio. "Além do mais, o personal trainer não precisa ter vínculo empregatício", afirma Gallo. Ainda tem muita gente por aí que pode virar cliente. "Somente 5% da população é ativa", conta Artur Monteiro. Agora você já sabe que um personal trainer tem que estar constantemente antenado e não pode parar de estudar.

Os profissionais da área poderão investir em atualização profissional participando dos cursos direcionados para o treinamento pessoal. Luis Otávio Moscatello (Tavicco), José Carlos Gallo e a canadense Sherri Mcmillan são só alguns dos grandes expoentes do mundo do fitness. No curso "Planejando e Estruturando Programas no Personal Training", Tavicco dará dicas sobre metodologia do trabalho, e mostrará como é possível unir o que há de mais moderno em tecnologia com métodos de trabalho e preparação de aulas. Mas isso não é tudo. O personal trainer revelará um segredo. "Como é possível traduzir o desenvolvimento profissional em lucro", garante ele.

Fonte:  - Fitness Brasil  - Data: 04/03/2002

Data da Publicação: 30/04/2004

Compartilhar

Copyright © 2003 - Saúde em Movimento
Permitida a reprodução total ou parcial para uso acadêmico com citação da fonte.
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta.








Receba semanalmente as últimas notícias na área da saúde. É de graça.
Nome:


e-mail:




Respeitamos os princípios HONcode da HON Foundation.
Verifique