AVALIAÇÕES ONLINE
Avaliação Física
Avalie sua saúde
BUSCADOR
Academias
CALCULADORAS
Gasto calórico
Ingestão calórica
Outras Calculadoras



Espermatogênese

A formação do espermatozóide é chamada de espermatogênese. O exterior de cada tubo seminífero é envolvido por tecido conjuntivo e, imediatamente em seu interior, existe grande número de células, chamadas espermatogônias. Essas células também são chamadas de células germinais masculinas, por ser delas que derivam todos os espermatozóides.

As espermatogônias estão em replicação contínua, formando mais espermatogônias e também células que, eventualmente, se transformarão em espermatozóides.

A formação dos espermatócitos primários, a partir das espermatogônias é a primeira etapa da espermatogênese. Cada um dos espermatócitos primários forma espermatócitos secundários que, por sua vez, também dão origem, cada um, a duas espermátides. A espermátide então, se transforma no espermatozóide, perdendo, inicialmente, parte do seu citoplasma e, depois, reorganizando a cromatina de seu núcleo, para formar uma cabeça compacta e, por fim, pela coleção do citoplasma restante e a membrana celular em uma de suas extremidades, para formar a cauda.

Lembre-se que durante a divisão celular os cromossomos se duplicam, tornando-se duas cromátides conectadas. Na primeira divisão meiótica estas cromátides conectadas não se separam, isso só ocorre na segunda divisão.

Espermatogênese

Após a formação nos túbulos seminíferos, o esperma começa uma longa viagem pelos 7m do epidídimo. Enquanto o esperma ainda está no túbulo seminífero ou na primeira parte do epidídimo, é incapaz de fecundar um óvulo, mas após ter passado pela maior parte do epidídimo, passa a ser capaz de fecunda-lo. Esse processo é chamado maturação do esperma.

Parte do esperma permanece armazenada no epidídimo até o momento da emissão e da ejaculação, mas uma outra parte passa para o canal deferente, onde vai ficar armazenada. Nessa condição de armazenamento, o esperma pode permanecer fértil por até um mês.

A estrutura do espermatozóide é formada de uma única célula, contendo cabeça e cauda. A cabeça é formada pelo núcleo da célula com uma camada muito fina de citoplasma a seu redor, circundada pela membrana celular. A cauda possui três componentes principais: um esqueleto central, uma delgada membrana celular e certo número de mitocôndrias na parte proximal da cauda.

O movimento de um lado para o outro da cauda - o movimento flagelar - produz a mobilidade do espermatozóide. Esse movimento é considerado como sendo o resultado de um deslizamento longitudinal e rítmico entre os componentes da cauda e a energia necessária é fornecida sob a forma de ATP sintetizado pelas mitocôndrias do corpo da cauda.

Fonte: Redação Saúde em Movimento

Data da Publicação: 10/06/2003

Compartilhar

Copyright © 2003 - Saúde em Movimento
Permitida a reprodução total ou parcial para uso acadêmico com citação da fonte.
Proibida a reprodução total ou parcial para publicação em sites, jornais ou revistas sem prévia consulta.








Receba semanalmente as últimas notícias na área da saúde. É de graça.
Nome:


e-mail:




Respeitamos os princípios HONcode da HON Foundation.
Verifique